Dentro da nossa cultura empresarial na construção civil, não complicamos para mostrar que sabemos fazer, ao contrário, simplificamos para fazer mais, e com essa ideia de simplificar, nós criamos alguns Big’s (projetos sociais e ambientais) e neste artigo o foco é o Big Vizinhança.
Iniciado em 2015, o Big Vizinhança é um programa de relacionamento da construtora MBigucci com a comunidade do entorno das obras. Foi inspirado na “Gentileza Urbana”, uma iniciativa criada em 2013 pelo Cláudio Bernardes, presidente do Secovi/SP na época. A ideia original do Secovi/SP era incentivar os incorporadores a adotarem/cuidarem de uma praça, uma calçada, um elemento público, valorizando o bairro. Inclusive foi instituído o Dia da Gentileza Urbana, 17 de setembro.
Na MBigucci, adaptamos essa ideia e criamos uma comunicação direta com os vizinhos das nossas construções. O objetivo do Big Vizinhança é levar benefícios ambientais e sociais à comunidade, aproximando vizinhos, futuros moradores do prédio em construção e os colaboradores da empresa.
Como funciona?
Assim que a obra tem início, é feito um evento no local, reunindo vizinhos, clientes, e a equipe da obra. Já promovemos oficinas de horta suspensa e de terrário com materiais reciclados, feiras de doação/cuidados e adestramento de pets, ações de cuidados para mulheres (quick massage, limpeza de pele, dicas de maquiagem, conversa com psicóloga), entre outros.
Enquanto a obra está em construção, também oferecemos (de acordo com a viabilidade técnica) posto de coleta seletiva, wi-fi gratuito e cartão de descontos em empresas parceiras da construtora. Em algumas ações também há parceria com órgãos públicos, para revitalização de praças.
Vejam que em um único programa, contemplamos as 3 letras.
E (Meio Ambiente) – Promovemos ações de coleta seletiva, ensinamos a fazer horta/terrário com material reciclado, e mostramos um canteiro de obras que muitas vezes tem iluminação feita com garrafas PETs;
S (Social) – Promovemos a integração das pessoas – vizinhos, clientes, colaboradores, criando um bem-estar na comunidade;G (Governança) – Criamos um vínculo entre os vizinhos e a empresa, pelo qual eles se tornam nossos parceiros, dando sugestões para melhoria da empresa.
A ação lhe parece complicada? Não é. Apenas existe planejamento e pode ser adaptada de acordo com cada realidade.
A ação lhe parece cara? Não é. Os materiais reciclados que usamos são coletados com os próprios colaboradores (ação de envolvimento da equipe).
A ação lhe parece inútil? Não é. Vemos o sorriso e o envolvimento dos participantes. Há integração entre vizinhos e futuros moradores, todos ficam mais seguros ao conhecerem de perto quem é a construtora, o mestre de obras e equipe que irá trabalhar no local. Sabem quem procurar, caso tenham alguma dificuldade.
Enfim, passamos de estranhos inimigos (geralmente ninguém quer uma obra ao lado de casa), a amigos e parceiros. E você, parou para refletir? Com certeza deve ter alguma ação na sua empresa que engloba as 3 letras do ESG. Se não tem, sempre é tempo!
Roberta Bigucci é arquiteta e urbanista, gestora de Educação Corporativa, diretora da MBigucci, membro do Conselho Executivo do C3 (Clube da Construção) e representante do Secovi-SP na Fecomércio.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia mais
Como a Inteligência Artificial está auxiliando o mercado de prospecção de obras
NR 35 propõe medidas para utilização de escadas no trabalho