Nossa História

No final dos anos 90, empresários de vários segmentos do ramo de locação de bens móveis começaram a se encontrar para discutir a organização deste mercado. Em 1992, fundaram a ALEC – Associação dos Locadores de Equipamentos para a Construção Civil passando a se reunir em uma agência de turismo situada na Avenida Pompéia. em São Paulo.

Com o crescimento da ALEC, foi alugada uma sala na Rua Relíquia, no Bairro do Limão, em São Paulo, que foi a sede da Associação pelos anos seguintes.

Em 1994, a ALEC marcou presença pela primeira vez na FEHAB FENACON em um stand institucional com a participação das locadoras fundadoras. E, a partir deste ano, passou a ter presença nas Feiras voltadas para o segmento de construção civil realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

No final de 1994, a ALEC optou por unir esforços com outra Associação, APELMAT – Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplenagem, Ar Comprimido e Hidráulico, com o objetivo de compartilhar custos entre as entidades, dividindo as despesas da sede. Durante este período, a ALEC passou a constituir uma diretoria na APELMAT.

Permaneceu nesta Associação até 1997 e, no segundo semestre desse ano, a Diretoria da ALEC decidiu se separar, tendo em vista a necessidade de um direcionamento de ambas para os segmentos de atuação dos seus associados que eram distintos em função do porte dos equipamentos e modelos de negócios.

Nesta fase, a ALEC utilizou como sede, uma sala na empresa MECAN Indústria e Locação de Equipamentos para Construção Ltda., sua associada, localizada na Vila Leopoldina, em São Paulo.

Em agosto de 1998, foi inaugurada a sede na Rua Marechal Xavier da Câmara, 21, no Bairro da Casa Verde, São Paulo, retomando assim o crescimento da Associação e consolidando o nome ALEC no mercado.

Deu-se início a um trabalho de integração junto às entidades representativas do segmento, Órgãos do Governo, Sindicatos Patronais, Sindicatos dos Trabalhadores, e outras Associações. Este esforço levou a ALEC a participar do grupo de trabalho intitulado CPR-SP – Comitê Permanente Regional, para o qual passou a fornecer apoio técnico e científico nas discussões de normas técnicas.

Em 2001, com o aumento do número de associados de outros estados, foi alterada a designação para abrangência nacional, passando a ser conhecida como ALEC – Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis e Atividades Correlatas.

Em agosto de 2017, a ALEC negociou uma redução significativa no custo de aluguel, transferindo-se para a sede atual no Edifício Trademark Pacaembu, à Rua Doutor Alfredo De Castro, 200, salas 710/711, na Barra Funda em São Paulo. O local é central, a 450 metros da estação de metrô Palmeiras/Barra Funda, ao lado do Memorial da América Latina e do Seconci-SP, proporcionando maior praticidade, segurança, conforto e maior acessibilidade aos associados.

A ALEC busca ampliar seu quadro associativo para se tornar cada vez mais representativa na sociedade brasileira, contribuindo significativamente para o crescimento do país.

A conheça a ALEC e participe da sua história.

Juntos somos mais fortes!