Light Steel Framing: método é tendência na construção civil por permitir obras mais rápidas, sustentáveis e inteligentes

A busca por projetos mais sustentáveis passou a se tornar uma demanda prioritária de quase todos os setores, incluindo a construção civil. Dentro desse mercado, diversos formatos inovadores vêm trazendo benefícios ambientais, sociais e profissionais nos últimos anos, sendo o Light Steel Framing (LSF) um dos seus maiores exemplos.

Segundo Fernando Scheffer, fundador e diretor de Marketing da Espaço Smart, referência no segmento e primeira loja de casas do Brasil, o método é conhecido por evitar desperdícios e utilizar materiais de qualidade. Até por isso é um dos sistemas construtivos que mais cresce no país. “Todos os recursos usados possuem um alto nível de industrialização e seguem rigorosas normas técnicas, o que garante a elaboração de projetos eficientes, seguros e sem imprevisibilidades orçamentárias”, diz.

Qual é a composição de um sistema de LSF?
A parte estrutural é composta por aço galvanizado e as vedações externas e internas por placas de alta performance que garantem toda a resistência e necessidades que uma edificação e as normas exigem. A construção em LSF possui cerca de 60% menos de resíduos do que a alvenaria tradicional, além de gerar uma redução no consumo de água em 90%. O sistema também obtém menor espessura e apenas 10% do peso de uma parede de concreto, o que pode diminuir em até 30% o custo das fundações, etapa da obra que normalmente impacta diretamente os gastos totais.

Outra vantagem do formato é o patamar elevado de isolamento acústico e térmico. Isso porque a utilização de sistemas de alta performance como o GlasrocX, EIFS e o Nextera, compostos por placas de gesso especiais ou placas Oriented Strand Board (OSB), e membranas hidrófugas, proporcionam uma maior resistência a ruídos externos, assim como criam uma barreira contra a chuva, vento, calor e poeira.

Scheffer também destaca que o sistema utiliza perfis (montantes e guias) de aço galvanizado para compor a estrutura da edificação, o que ajuda a determinar as modulações do projeto. “É uma estratégia focada não apenas na gestão dos recursos e melhores condições de segurança ao trabalhador, mas também na eficácia completa. Em suma, todos os processos – inclusive a manutenção – são mais ágeis e limpos”, explica.

Como os profissionais da área encaram o LSF?
Seja no Brasil com empresas como a Espaço Smart ou no resto do mundo, o LSF rapidamente foi incorporado ao dia a dia de arquitetos, engenheiros e construtores. De acordo com o diretor de marketing, a razão para a aceitação também está muito relacionada à liberdade criativa oferecida pelo sistema construtivo, permitindo a elaboração de projetos arquitetônicos de qualquer características. 

“Muitas vezes, a construção civil é cercada pela ineficiência, resultando em uma perda de potencial no resultado final. Felizmente, hoje os especialistas do setor possuem uma nova forma de construir, marcada pelo custo-benefício e que leva mais qualidade de vida aos moradores de maneira inteligente”, conclui o executivo.

Sobre a Espaço Smart 
A Espaço Smart é a primeira loja de casas do Brasil. Reconhecida por transformar a construção civil no país, a empresa lidera a comercialização de produtos e estrutura de steel frame no país. Por unir inovação, tecnologia e sustentabilidade, hoje a construtech oferece as melhores opções para construções rápidas, sem desperdícios e com maior performance térmica e acústica.


Fundada em 2014 em Ponta Grossa (PR), a Espaço Smart é o maior e mais completo ecossistema de construção a seco do Brasil. Ao todo, são mais de 32 lojas físicas em território nacional e Paraguai, além de quatro unidades fabris, três centros de distribuição, um escritório de arquitetura e engenharia especializado em Steel Framing e uma área de negócios de execução de obras corporativas e residenciais (SMARTCOM). A empresa ainda oferece um financiamento próprio, o Smart Crédito, visando facilitar o parcelamento em até 60 vezes para as compras de materiais e 240 vezes para as casas. Além disso, a marca conta com uma parceria de treinamento em Light Steel Frame com o SENAI a fim de formar profissionais qualificados para o mercado. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leia mais

Obra do Beyond The Club já conta com 97% de reciclagem de resíduos desde o início da sua construção

A mulher na construção civil