Nos últimos anos, a indústria da construção tem passado por uma revolução tecnológica, mudando significativamente a maneira como os edifícios são projetados, construídos e gerenciados. Dados da pesquisa Cenário Construtivo Brasileiro mostram que a utilização de itens tecnológicos nas obras vem aumentando anualmente, a exemplo da utilização de drones que passou a ser predominante no cenário de 2021, sendo utilizado por 40% dos respondentes.
A pesquisa mostrou ainda que empresas que permanecem trabalhando no antigo modelo de gestão de obras, baseada em métodos e processos manuais, sem a utilização de tecnologias modernas, enfrentam mais desafios durante e execução das obras.
Segundo a pesquisa, cerca de 35% das obras com modelo tradicional sofreram atrasos nos prazos de entrega. No quesito financeiro, quase 83% das obras ultrapassaram o custo previsto inicialmente, sendo que os prejuízos financeiros chegaram a 30% do orçamento. De acordo com o estudo, esses problemas podem ser causados muitas vezes pela falta de automatização dos processos dentro da empresa.
Com o intuito de contribuir com a otimização e modernização do canteiro de obras, algumas empresas têm adotado softwares que reúnem novas tecnologias, novos processos e conceitos que podem automatizar e auxiliar a gestão. Dentre elas, podemos citar os softwares de gestão de obras, a inteligência artificial, o Big Data, os componentes eletrônicos, drones, BIM, Internet das coisas, entre outros.
Para Marcel Ribeiro, co-founder e CEO da empresa de sistema de gestão para construção Mais Controle, um software de gestão de obras pode trazer inúmeros benefícios para a indústria da construção, pois ajuda a coordenar e gerenciar tarefas, desde o planejamento até a conclusão. “Com um software de gestão de obras é possível ter uma melhor comunicação entre as equipes, fornecendo uma plataforma centralizada para compartilhar informações importantes, como orçamento de obras, cronogramas, gestão de compras, controle de estoque e gestão financeira”, destacou.
Uma pesquisa realizada entre clientes da Mais Controle em fevereiro de 2023 mostrou que 97% dos gestores de obras acreditam que um software de gestão ajuda em tomadas de decisões assertivas. “O que sugere que a tecnologia fornece informações importantes para que as empresas possam tomar decisões com base em dados mais precisos e confiáveis”, destacou o CEO.
Outra vantagem apontada pelos usuários nesta pesquisa é a economia de tempo. Mais de 94% dos entrevistados declararam ter economizado tempo em seu trabalho e mais de 77% economizaram até 2h por dia.
Para Marcel, isso se dá porque o software contribui com eficiência no dia a dia, assertividade e produtividade. “Um software de gestão de obras pode ajudar a melhorar a eficiência e a produtividade da equipe, permitindo que as tarefas sejam atribuídas e concluídas de forma mais rápida e eficaz”, pontuou.
O software utilizado pelos clientes da Mais Controle é um sistema de gestão de obras que auxilia as empresas durante a gestão das obras. Através do sistema, as empresas também podem elaborar orçamentos de obras completos com poucos cliques, utilizando Composições de Custos de Serviços e Insumos próprios ou da base SINAPI.
A empresa Mais Controle é uma das patrocinadoras do 96º ENIC, que acontece entre os dias 11 e 14 de abril, na São Paulo Expo. É possível conferir mais produtos e serviços durante a realização do Encontro. Confira a programação do ENIC e faça já sua inscrição.
Fonte: CBIC
Leia mais
Construção gerou mais de 22 mil postos de trabalho formais em fevereiro