Rede de materiais de acabamento que mais cresce no Brasil investe R$ 37 milhões em expansão nacional

Reconhecida pelo ranking do jornal britânico Financial Times como uma das cinco empresas de varejo de crescimento mais rápido nas Américas, registrando 213% de expansão no ano de 2022, a ABC da Construção planeja um crescimento ainda maior para o ano de 2023. Com uma estratégia de expansão de alto impacto já consolidada, o que levou a rede a crescer de 43 para 350 guide shops nos últimos cinco anos, a ABC deve saltar para 520 guide shops até dezembro, ampliando sua presença para todas as regiões do Brasil.
“Nossa meta não é apenas crescer e chegar às cinco regiões brasileiras até o final de 2023, mas sim aprimorar a cada dia o que fazemos e entregar qualidade para todos os envolvidos em nosso ecossistema. Desenvolvemos um modelo de negócio que permite ao franqueado ter segurança no retorno do investimento, já que toda a operação que precede a venda dos produtos na guide shop é feita pela ABC, como negociação com fabricantes, armazenagem, estocagem e logística de entrega de produto. E conseguimos, ainda, revolucionar o segmento ao levar a digitalização para o interior do Brasil, já que nosso modelo de negócio é replicável em cidades de todos os portes”, explica Tiago Mendonça, CEO da ABC da Construção.
Isso é possível porque os pontos de venda da ABC seguem o estilo guide shop, criando um ecossistema integrado a plataforma digital que não necessita de estoque físico e coloca à disposição do cliente mais de 25 mil itens à venda. Esse é o maior diferencial do modelo de negócio da ABC, que atraiu investidores de peso como Spectra, Fir Capital, Redpoint e DexCo e que contribuiu para que a empresa registrasse um faturamento acima de R$ 800 milhões em 2022. Um número que representa alta de 55% ao ano, na média dos últimos cinco anos, e fica muito acima da média tanto do setor de construção civil, cresce cerca de 6 a 8% ao ano, quando de franquias, que cresce em média 14% ao ano.


Logística ágil e tecnologia

Atualmente, a ABC da Construção está presente em mais de 200 cidades, localizadas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Distrito Federal, onde coloca igualmente à disposição de seus clientes mais de 25 mil opções de louças, pisos e revestimentos, com entrega programada em cerca de 48 horas.

Para garantir essa agilidade, a ABC da Construção conta com uma malha logística proprietária com saídas diárias dos fabricantes, e com um Centro de Distribuição de 80 mil metros quadrados, equipado com o que existe de mais atual em tecnologia para que a entrega seja realizada com os melhores prazos do segmento.
A tecnologia também está presente em todos os processos da companhia. “Com a missão de tornar a arquitetura acessível aos fraqueados, especificadores e clientes, lançamos este ano a plataforma de gestão 360° ABC Experience. Por meio dela, os especificadores terão, em breve, acesso a um ambiente de gestão gratuito, onde inclusive será possível selecionar os itens desejados no projeto e solicitar a especificação dentro da plataforma”, conta Tiago Mendonça.
A plataforma garante ainda a variabilidade de produtos por meio de um marketplace que contribui para a formação de uma rede de relacionamento com o mercado, funcionando como uma vitrine virtual dos melhores profissionais do Brasil.
Hoje, a ABC usa inteligência digital aliada ao marketing para disponibilizar seus produtos nos mais variados canais. “Conseguimos, dessa forma, indicar os produtos que fazem mais sentido para o cliente no momento da obra em que ele se encontra, pelo canal com que ele mais se identifica, oferecendo uma experiência personalizada, amigável e confortável”, finaliza o CEO.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leia mais

Unidade da Orguel em Porto Alegre é premiada pela construtora Cyrela como melhor fornecedora na categoria “Equipamentos”

No Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, vamos falar de segurança?