Com IR menor, setor pode gerar o dobro de empregos, diz presidente da CBIC

Com participação ao vivo no programa CNN Primetime, Martins afirmou que uma possível redução do IR cobrado de pessoas jurídicas pode fazer com que empresas da indústria da construção gerem o dobro de empregos em relação ao previsto para este ano.

De acordo com o presidente da CBIC, em janeiro e fevereiro, o setor gerou cerca de 45 mil empregos por mês e a expectativa até agora é que chegue a 300 mil no ano – o que representa metade da capacidade do setor. Contudo, a proposta de redução de 25% para 12,5% no IR, enviada recentemente pelo governo ao Congresso, porém, poderia estimular o reinvestimento no setor que, segundo ele, tem capacidade de chegar a 600 mil novos postos de trabalho por ano.

“Infelizmente, problemas no custo da construção inibiram o ritmo da geração de empregos. Se houvesse esse estímulo ao reinvestimento, o número que esperamos para este ano pode ser dobrado”, enfatizou.

Martins ainda elogiou as mudanças no projeto, divulgadas nesta terça-feira (13) pelo relator da proposta na Câmara, deputado Celso Sabino (PSDB-PA). Entre as atualizações, está a retirada da tributação dos fundos de investimentos imobiliários e dos “come-cotas” em infraestrutura, logística e agronegócio, hoje isentos, mas que passariam a pagar alíquota de 15%, segundo o texto do governo.

“Sem dúvida, essa mudança foi para melhor, mas ainda precisamos nos aprofundar nos impactos de quando tem cadeia produtiva envolvida, que é o exemplo do meu setor, onde cada obra tem um CNPJ diferente”, alerta.

Assista à entrevista da CNN na íntegra

Folha de S.Paulo e O GloboAos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, o presidente da CBIC ressaltou que o novo texto da reforma melhora a proposta da Receita Federal, mas ainda precisa de uma análise mais aprofundada.

“O setor produtivo teve uma atuação intensa e conseguiu reverter pontos fundamentais do texto. Tivemos conversas para buscar o entendimento e a sensibilidade necessários para que o setor produtivo não fosse penalizado”, disse José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Fonte: CBIC

Leia mais

Em recuperação, construtoras devem vivenciar cenário menos volátil no 2º semestre

Índice de infraestrutura retoma patamar pré-pandêmico