Índice ABRAMAT apresenta nova queda no faturamento em fevereiro

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou no dia 13 de março, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando os dados de faturamento do setor. O estudo indica que em fevereiro de 2024, o faturamento deflacionado das indústrias de materiais em comparação com o mês anterior (janeiro), apresentou queda de 3,6%. Na comparação com fevereiro de 2023 também houve redução de 0,4%.

Base e Acabamento – Em janeiro deste ano, estima-se que o faturamento deflacionado dos materiais básicos tenha recuado 1,6%, enquanto os materiais de acabamento apresentaram expansão de 1,6% em relação a fevereiro de 2023.

A nova edição da pesquisa também aponta os dados consolidados de janeiro de 2024. No período, a indústria de materiais de construção teve faturamento 4,2% maior que o observado em janeiro de 2023, apresentando o segundo mês de alta nesta comparação.

Apesar dos números, a previsão da FGV/ABRAMAT para 2024 é de crescimento de 2,0% no faturamento total deflacionado dos materiais de construção em relação a 2023. “A retração apresentada em fevereiro está relacionada a fatores macroeconômicos, como crédito caro e endividamento das famílias, que dificulta a retomada do varejo. De todo modo, acreditamos que em 2024 teremos crescimento. Entre os pontos positivos estão as obras do PAC, do Minha Casa Minha Vida, e do Nova Indústria Brasil (em particular a Missão 3, que trata de infraestrutura), além da expectativa de mais lançamentos no mercado imobiliário”, comenta Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leia mais

BNDES lança produto de financiamento direto para compra de máquinas e de serviços na mesma operação

Mercado de trabalho da construção registra crescimento em janeiro