Na quarta-feira passada, 21 de abril, a Comissão Europeia apresentou proposta para estabelecer um novo regulamento de máquinas no continente.
A Comissão considera que a Diretiva 2006/42/CE precisa de ser atualizada para melhorar ainda mais os níveis de segurança necessários às máquinas, levando-se em conta as inovações tecnológicas recentes, incluindo a colaboração entre ser humano e soluções robóticas.
A revisão proposta também alinha a Diretiva à legislação da União Europeia (UE) no que se refere a segurança e integridade dos produtos (Novo Quadro Legislativo), além de abordar os desafios que podem surgir do progresso técnico na digitalização.
As alterações propostas buscam ainda facilitar uma aplicação mais homogênea das regras em toda a UE, estimulando o alinhamento em temas como responsabilidade de operadores econômicos e procedimentos de avaliação de conformidade, homologação e fiscalização.
Sujeita a alterações, a proposta ainda será debatida pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da UE. “A legislação sobre máquinas é uma das áreas mais importantes para a indústria europeia”, comentou em nota o CECE (Comitê Europeu para Equipamentos de Construção), que também irá analisar a proposta.
Evento
No dia 20 de maio, a ANMOPYC (Associação Espanhola de Fabricantes Exportadores de Maquinário para Construção, Obras Públicas e Mineração) promove um seminário on-line sobre as alterações propostas para o novo Regulamento europeu, debatendo como os fabricantes de máquinas e equipamentos para construção e mineração podem ser afetados.
O evento é gratuito e o credenciamento pode ser feito neste link, clique aqui.
Fonte: CECE/ANMOPYC/Revista M&T