Dados da Sondagem Indústria da Construção, divulgados nesta segunda-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), apontam que a taxa de juros elevada é o principal problema da indústria da construção.
De acordo com a pesquisa, no terceiro trimestre de 2023 esse problema foi apontado por 32,7% dos empresários, o que corresponde a uma queda de 8,1 ponto percentual (p.p.) frente ao trimestre anterior, que estava em 40,8%. Essa redução indica que outros problemas vêm ganhando destaque para a construção e pode estar relacionada ao início do ciclo de cortes na taxa básica de juros, Selic, que começou em agosto de 2023.
Além disso, o segundo problema mais citado pelos empresários foi a elevada carga tributária com 27,8% das assinalações, queda de 0,5 p.p. frente ao trimestre anterior. De acordo com o estudo, essa questão historicamente ocupa as primeiras posições no ranking, evidenciando a necessidade de avanço na reforma tributária.
Outro desafio que surge como um dos principais no setor é a escassez de mão de obra qualificada ou seus custos elevados, que têm demonstrado um aumento contínuo nos últimos dois anos.. No último trimestre, essa questão ocupou a terceira posição e representou o terceiro maior percentual de respostas assinaladas (23,3%) na série histórica referente a esse problema.
Clique aqui e leia a íntegra da Sondagem Indústria da Construção.
Fonte: CBIC
Leia mais
Rede hoteleira inova ao centralizar comunicação interna nas redes sociais
Alugar Florianópolis 2023: encontro essencial para o setor de locação de equipamentos