A ALEC tem o prazer de anunciar o Encontro de Mulheres Líderes na Locação, um evento que busca promover a participação feminina e discutir questões relevantes relacionadas ao setor de locação de equipamentos. O evento acontecerá no dia 02 de agosto, em São José dos Campos, em um ambiente acolhedor e inspirador.
Com o objetivo de incentivar a inclusão e a diversidade no mercado de locação, o Encontro de Mulheres Líderes na Locação abordará tópicos cruciais para o desenvolvimento do setor. Além da importância de um cadastro bem feito como ferramenta eficaz na prevenção de golpes e fraudes, o evento também colocará em foco temas igualmente relevantes, como o etarismo, o assédio e a sororidade.
O etarismo, que se refere à discriminação baseada na idade, é uma realidade enfrentada por muitas mulheres no ambiente de trabalho. Durante o encontro, serão discutidas estratégias para combater essa forma de preconceito e promover uma cultura mais inclusiva e equitativa no setor de locação de equipamentos.
O assédio, infelizmente, ainda é uma preocupação presente em diversos setores profissionais, incluindo o segmento de locação de equipamentos. O encontro proporcionará um espaço seguro para debater o assédio e buscar soluções para preveni-lo, criando ambientes de trabalho respeitosos e livres de condutas abusivas.
A sororidade, conceito que valoriza a solidariedade e o apoio entre mulheres, também estará em destaque no evento. As participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências, aprender umas com as outras e fortalecer os laços profissionais, criando uma rede de apoio essencial para o avanço e o empoderamento das mulheres no setor de locação.
Embora o setor rental seja predominantemente masculino, a presença feminina está ganhando força e desempenhando um papel fundamental na indústria. Segundo dados de 2021, o número de mulheres ocupando cargos na construção civil era de 250.000, enquanto o de homens era de 2 milhões. Ainda há um longo caminho a percorrer para que as mulheres alcancem uma presença significativa no segmento de locação de equipamentos. No passado, havia poucas mulheres atuando nesse setor e geralmente limitadas às áreas administrativas. No entanto, hoje em dia, as mulheres estão cada vez mais presentes em todas as áreas, desde a linha de frente até a tomada de decisões, mostrando seu conhecimento em mecânica, setor comercial, compras e atendimento ao cliente.
“A ideia de nos reunirmos nasceu primeiramente para nos aproximar enquanto mulheres e parceiras, excluindo a ideia de concorrência. Juntar-nos com o mesmo propósito agrega força, respeito e nos dá empoderamento, sobretudo neste segmento com um número pouco expressivo de mulheres em comparação ao número de homens à frente do universo rental. Juntas somos mais fortes.“, declarou Vera Mor, consultora no setor rental, uma das participantes do evento.
Uma das proprietárias da Locaza, locadora de equipamentos em São José dos Campos,Talita Záccaro, expressou sua empolgação com o encontro: “Um encontro entre as gestoras do ramo de locação de máquinas será uma ótima oportunidade para compartilhar experiências, trocar ideias e aprender com outras mulheres que atuam no mesmo setor. Este encontro irá nos proporcionar networking, parceria de negócios e expandir nossa rede de contatos.”
“O evento que será promovido pela ALEC nos proporcionará um ambiente onde iremos nos conectar com outras mulheres que enfrentam desafios semelhantes, aprender com as experiências e conhecimentos compartilhados. Melhorar os critérios do nosso mercado é um ponto muito importante a ser discutido, de acordo com Helen de Oliveira Záccaro Rico, proprietária da Locaza.
O evento é exclusivo para mulheres e a inscrição pode ser feita clicando aqui.
Fonte: Marot Gandolfi
Leia mais
Dá para ter as três letras (ESG) em uma única ação?
Como a Inteligência Artificial está auxiliando o mercado de prospecção de obras