A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou em 27 de maio a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, a pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor indica que as empresas associadas estão mantendo o otimismo moderado em relação aos resultados dos últimos meses. Para 67% dos associados da ABRAMAT o mês de maio apresentará resultados muito bons (24%) ou bons (43%), e 33% apontam o período com resultados regulares.
Para junho, a expectativa é que o otimismo tenha um ligeiro aumento, com 71% das empresas associadas estimando resultados muito bons (14%) ou bons (57%), 24% regulares e apenas 5% ruins. A pesquisa também apresenta os dados consolidados de abril de 2021, indicando que o mês foi de bons resultados do setor: para 33% o quarto mês do ano trouxe resultados muito bons, para 62% bom, e para 5% regular.
O Termômetro da ABRAMAT também traz informações acerca do nível de utilização da capacidade instalada da indústria de materiais. Em maio, a utilização da capacidade industrial se manteve em um patamar superior ao nível anterior à pandemia, com uma leve redução, caindo de 80% em abril de 2021 para 78%.
As pretensões de investimento em maio de 2021 seguem com ligeira elevação, com aumento de 9 pontos percentuais em relação ao mês anterior, mesmo já refletindo a execução de muitos dos investimentos projetados, com 81% das indústrias de materiais indicando que devem investir nos próximos 12 meses, seja para aumento da capacidade produtiva, seja na modernização dos meios de produção. Em maio do ano passado, ainda no início da crise do COVID-19, este indicador era de apenas 43%.
Leia mais
Inflação na construção civil é a maior em 28 anos, aponta levantamento da FGV
Locadora Nest Rental desenvolve novo conceito de negócio com plataformas