Vendas do varejo de materiais de construção fica estável em novembro, destaca levantamento   

Devido à retomada de diversas ações, o mercado imobiliário está mais aquecido e estima-se um crescimento de 3% do PIB da construção civil para 2025, segundo projeções apresentadas pelo SindusCon-SP e pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Embora mais modesto do que o registrado em 2024 (4,1%), o avanço é visto com otimismo. Nessa mesma linha, o setor varejista de materiais de construção (matcon) se manteve estável no penúltimo mês de 2024.  

É o que informa o último Termômetro JS+ Anamaco, um dos mais completos estudos sobre performance e tendências do varejo, elaborado pela vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua no processo de digitalização do setor da construção, junto do Instituto de Pesquisas Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO). 

O indicador de mercado se baseia na análise de dados do histórico de transações on-line e off-line do comércio varejista de matcon, bem como pesquisa de relacionamento junto ao setor. 

Nesta nova edição, o Termômetro mostra que, no mês novembro, a percepção de crescimento nas vendas em relação ao mês de outubro variou de 48% para 47% entre os varejistas da construção civil, superando as expectativas dos lojistas do setor, que apontavam para queda. A pesquisa ainda mostra um predomínio, em todas as regiões do país, do percentual de lojas com aumento nas vendas de novembro.  

Ainda nesse recorte regional, o Sudeste apresentou o menor saldo nas vendas (crescimento menos retração), com uma diferença de 30% entre a percepção de aumento das vendas e a percepção de queda. Todas as regiões do país cresceram expressivamente na comparação de novembro de 2024 com novembro do ano anterior, com destaque para o Norte, cuja percepção de crescimento nas vendas foi de 30%, em 2023, para 48%, no ano passado.  

No que diz respeito à expectativa de vendas para os próximos três meses, incluindo o mês de fevereiro de 2025 o levantamento indica que o sentimento de crescimento nas vendas retraiu entre os lojistas de matcon, muito em consequência da sazonalidade de menores vendas nos meses de dezembro a fevereiro, de acordo com os autores do estudo.  

Em relação a outubro, as expectativas de crescimento nas vendas caíram de 68% para 54%. As lojas mais focadas em material hidráulico dividem-se entre as mais otimistas e mais pessimistas em relação aos próximos três meses – 63% acreditam que as vendas vão crescer, enquanto 21% dizem que vão cair.  

Sell-in e materiais de construção

O estudo da Juntos Somos Mais e da ANAMACO também levantou dados de sell-in (venda do fabricante para o lojista), que indicaram retração de 6% nas vendas em novembro de 2024 em relação ao mês anterior. No comparativo anual, houve uma leve queda de 1,7%. Já quando comparados os dados do período acumulado ano versus ano, a pesquisa aponta para uma queda de 7%.  

Quanto à evolução dos preços dos materiais de construção, a pesquisa revelou uma estabilidade em novembro em relação ao mês anterior, com um aumento de 0,1%. No intervalo anual, houve um salto de 6,1% nos preços desses itens. De janeiro a novembro de 2024, a alta foi de 6,3% em todo o país.

O Termômetro ainda mostrou que diminuiu o otimismo dos lojistas quanto às expectativas dos varejistas do setor de matcon em relação às ações do governo para os próximos 12 meses. O sentimento negativo foi de 24%, em outubro, para 26%, em novembro. Enquanto isso, o grupo dos otimistas caiu de 49%, em outubro, para 42%, no mês seguinte.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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