Revolução na indústria da construção civil: robôs e tecnologia garantem maior eficiência, produtividade e segurança 

A Mecan, pioneira na utilização de robôs na indústria da construção no Brasil, adquiriu uma nova frota de robôs que serão utilizados em diversas etapas da fabricação de andaimes, escoramentos, fôrmas, entre outros produtos. A integração dessa tecnologia garante aumento de produtividade, maior precisão e eficiência, além da redução do tempo de produção, melhorando a qualidade dos produtos na entrega final para os clientes.

Enquanto a indústria da construção civil está otimista com a perspectiva de um crescimento para este ano, há também preocupação com a escassez de mão de obra qualificada. Levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de São Paulo, no final de 2023, apontou a falta de 30 mil trabalhadores para atender o mercado. 

“A adoção dos robôs permite especialmente a manutenção da alta qualidade e aumento da produtividade. A tendência é que a automação se torne cada vez mais comum, transformando a maneira como os projetos de construção são planejados e executados”, afirma Anderson Silva, da área de Projeto e Desenvolvimento (P&D), da Mecan.

Produtividade

Atualmente, os robôs da Mecan estão sendo utilizados em soldagens, montagens de componentes, inspeção de qualidade e manuseio de materiais. Essas ações garantem um outro patamar à produtividade, que passa a ter uma qualidade consistente já que a precisão da tecnologia garante que cada produto seja fabricado com a mesma qualidade, eliminando as variações. Tudo porque os robôs seguem padrões predefinidos, minimizando erros e retrabalho.

Outra vantagem é a velocidade e eficiência na execução de tarefas repetitivas, acelerando não só a produção como também reduzindo o tempo para concluir o trabalho. Os robôs podem operar 24 horas por dia, otimizando o uso dos recursos e mantendo a produção constante. 

E isso também significa maior segurança para os trabalhadores da indústria. Ao assumir tarefas repetitivas e perigosas, os robôs reduzem a exposição de funcionários a riscos operacionais. Além da diminuição da incidência de acidentes, há melhora no ambiente de trabalho, já que os funcionários poderão se concentrar em tarefas mais complexas. 

Desafios

O pioneirismo da Mecan nessa automação também traz uma série de desafios. Há desde a capacitação e formação de uma equipe especializada para implementar e controlar os processos até a adaptação dos processos existentes para integrar os novos sistemas automatizados.

Futuro da construção civil

Para Anderson Silva, inovações como a adoção de robôs, a impressão 3D, drones para inspeção e monitoramento e a utilização de inteligência artificial para planejamento e gestão de projeto estão moldando o futuro da construção civil. A curto prazo, espera-se que a adoção dessas tecnologias continue a crescer, impulsionada pela necessidade de aumentar a eficiência, a produtividade e a segurança no setor. “A Mecan está comprometida em estar na vanguarda dessas inovações, garantindo que nossos processos e produtos se mantenham alinhados com as melhores práticas e tecnologias disponíveis”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leia mais

Os indicadores de venda e procura por imóveis crescem no 2º trimestre e elevam confiança dos executivos do setor para o lançamento de empreendimentos, aponta pesquisa ABRAINC e Deloitte

Empresários demonstram otimismo para o segundo semestre, revela pesquisa da Fundação Dom Cabral