Orguel usa realidade virtual e realidade aumentada para oferecer novas soluções de engenharia

A realidade virtual e aumentada desempenha um papel cada vez mais importante no setor da construção civil, oferecendo uma variedade de benefícios que melhoram a eficiência, a qualidade e a segurança das atividades relacionadas ao setor. Entre as principais vantagens do recurso está a possibilidade de que arquitetos, engenheiros e clientes visualizem projetos em 3D de maneira imersiva, contribuindo na compreensão das dimensões e proporções do projeto e permitindo ajustes antes do início da construção física.

“Essa tecnologia reduz a probabilidade de erros de projeto e retrabalho posterior, além acelerar o fechamento do negócio por parte dos clientes”, afirma a gerente geral de Engenharia de Aplicação da Orguel, Adriane Camargos Pereira. A empresa, um dos principais players do mercado nacional de soluções de engenharia para a construção civil, investe na realidade virtual e aumentada continuamente e aplica a tecnologia nos seus produtos (andaimes, fôrmas de concreto, plataformas móveis e escoramentos de laje, entre outros).

“Além de criar o projeto em 3D, onde é possível ver como o produto será aplicado na obra, podemos utilizar um avatar do cliente, permitindo que ele ‘caminhe’ dentro do andaime ou da plataforma, visualizando a solução de forma imersiva”, explica a gerente da Orguel.

De acordo com Adriane, o uso da inovação tem dado um retorno bastante positivo por parte dos clientes, pois a simulação permite a eles ter uma visualização da montagem das peças na obra e possíveis interferências, percebendo melhor os detalhes da sua aplicação e fazendo com que tomem a decisão de fechar o negócio de forma mais rápida, reduzindo, assim, tempo de cronograma.

“A utilização da realidade virtual e aumentada faz parte da estratégia de inovação e tecnologia da Orguel, voltada a propiciar soluções completas de engenharia e uma experiência diferenciada aos nossos clientes. Já estamos com a tecnologia na linha de estruturas e em breve ampliaremos a experiência imersiva para a linha de máquinas”, complementa Adriane Camargos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leia mais

Termômetro ABRAMAT revela otimismo moderado para o setor de materiais de construção em agosto

Em agosto, CUB acumula alta de 2,29% no ano