Mulheres à frente dos canteiros de obras

Se antes a presença das mulheres na construção civil estava mais associada à limpeza após a conclusão das obras, esse cenário mudou ao longo dos últimos anos e as mulheres começam a assumir funções anteriormente dominadas pelos homens – as empresas do setor passaram a avaliar a capacidade técnica e não o gênero do profissional de engenharia e hoje há mais mulheres nos canteiros de obras.

Por esse motivo, a inserção das mulheres está acentuada: elas estão buscando capacitação para atender à demanda. É o caso de Jéssica Novais, engenheira civil da construtora Trisul. “Com uma melhor preparação acadêmica, a gente acaba fortalecendo e atraindo mais mulheres para se inserirem neste cenário. Esta profissão para uma mulher ainda não é algo que possa se considerar comum, mas falo com convicção que estamos ganhando aos poucos nosso espaço no canteiro de obras”, diz.

Os dados do Censo da Educação Superior mostram que o número de mulheres matriculadas em cursos de graduação em engenharia civil vem crescendo todos os anos desde 2007. Jéssica começou na Trisul quando cursava Engenharia, como estagiária: “Iniciei na Trisul em 2012, em uma obra em Guarulhos e estava começando o 3° ano de Engenharia Civil. Realizava serviços de conferência em campo. Concluí os dois anos de estágio, e desde então passei por diferentes áreas na empresa”. Hoje, ela atua como Engenheira residente, coordenando uma equipe de aproximadamente 150 funcionários.

Nos últimos dez anos, o Ministério do Trabalho e Emprego estima que a absorção de mulheres pelo mercado da construção civil cresceu quase 50%. O aquecimento do setor imobiliário, mesmo durante a pandemia, também é um fator que impulsiona o mercado. “Com mais obras sendo feitas, há mais contratações. E nós, mulheres, temos a chance de conquistar nosso espaço, principalmente em cargos de liderança. Minha dica é: independente da profissão que deseje seguir, seja persistente e acredite em seu potencial”, aconselha Jéssica.

Sobre a Trisul – São mais de 200 empreendimentos, correspondendo a mais de 2,5 milhões de metros quadrados de áreas, entre entregues e os que estão em construção, e mais de 42 mil unidades distribuídas na capital e na Grande São Paulo, em cidades do Interior do Estado e no Litoral, além do Distrito Federal. Para mais informações sobre os empreendimentos lançados, acessar o website da Companhia: https://www.trisul-sa.com.br/

Leia mais

Grupo Menegotti lança canal voltado ao empreendedorismo feminino na indústria da construção civil

Governo quer voltar com MP que reduz salários e jornadas de trabalho