A taxa Selic caiu 0,5% e com ela alguns mercados projetam cenários positivos para este segundo semestre, entre eles a construção civil, responsável por aproximadamente 3,5 milhões de empregos diretos e indiretos no país e que representa cerca de 10% do PIB. O impacto de uma pequena, mas expressiva redução, influencia diretamente as empresas atreladas ao setor como indústrias, fabricantes de material de construção, construtoras, consultorias e até os profissionais de obra, que estão no final da cadeia deste segmento. Por conta disso, a redução da Selic para 13,25% ao ano, anunciada no início deste mês, está sendo vista com bons olhos pelo setor e trouxe novas expectativas.
Para a Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, maior ecossistema do setor, composto pelo programa de relacionamento Juntos Somos +, Loja Virtual – Marketplace B2B – e pelas plataformas de contratação de mão de obra, Triider e habitissimo – há boas perspectivas para os próximos meses, inclusive de pré-aquecimento do segmento. “Com a inflação controlada e abaixo do centro da meta no acumulado dos últimos 12 meses, estamos otimistas de que esse novo ciclo será benéfico para o mercado de construção civil, principalmente, no médio e longo prazo”, comenta Eros Canedo, CFO da Juntos.
Esse olhar positivo da companhia também está atrelado ao bom desempenho de seus negócios. A Loja Virtual, maior marketplace B2B do setor, que completou quatro anos recentemente, oferece uma gama completa de facilidades e produtos para o reabastecimento de estoque dos varejistas do setor. No último mês, a empresa anunciou a conquista de aproximadamente R$10 bilhões transacionados em seu marketplace, que conta com mais de 37 mil produtos catalogados, mais de R$1 milhão em vendas pelo WhatsApp e média mensal de acessos de 19 mil CNPJ’s.
Olhando para a cadeia da construção como um todo, a partir de 2020 as pessoas voltaram muito a atenção para o lar e isso impactou positivamente a construção civil desde então. Segundo Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais, “A expectativa com essas mudanças na economia, é que que esse efeito positivo para o setor continue e apareça com mais força agora de agosto a dezembro, com a retomada acima da média dos programas habitacionais do governo e possíveis políticas econômicas que incentivem o segmento da construção civil”.
A aceleração do âmbito digital na construção civil tem um papel promissor em termos de transformação e crescimento e a Juntos Somos Mais ocupa um espaço importante neste mind set, pois além do foco na Loja Virtual, nos parceiros e na oferta de serviços e benefícios que melhoram a experiência de compra e venda, a empresa abre um canal de relacionamento entre indústria e varejistas, por meio do seu programa de fidelidade Juntos Somos +, que conta com mais de 100 mil lojas cadastradas e é mais um atrativo para incentivar que os lojistas comprem das mais de 40 marcas parceiras da empresa. Proprietários e vendedores dos comércios cadastrados acumulam pontos e trocam por mais de 20 mil opções de prêmios que podem melhorar o seu dia a dia.
Além do programa de fidelidade para o varejo, a empresa também conta com um para profissionais de obras, já somando mais de 300 mil cadastrados. O funcionamento é simples, um real gasto equivale a um ponto ganho, e além de prêmios, esses trabalhadores também podem se qualificar dentro plataforma.
Colocando seus esforços no crescimento do setor de mão de obra e no emprego da tecnologia para as pessoas que atuam nesse mercado, a Juntos Somos Mais também conta com as plataformas especializadas em contratação de profissionais para pequenas e grandes reformas, Triider e habitissimo Brasil. “Dentro da construção civil tudo cresce junto e diante dessa expectativa de uma virada financeira positiva na nossa economia, nós queremos que os profissionais prosperem, trabalhem e tenham cada vez mais oportunidades de se colocarem à disposição do mercado com as nossas soluções”, pontua a executiva.
O foco da Juntos Somos Mais é de fato gerar soluções que contribuam para a transformação e evolução do setor como um todo, agindo como um facilitador de toda a cadeia. “O propósito da Juntos é transformar a vida de quem constrói e de quem ajuda a construir sonhos, por isso trabalhamos para impulsionar negócios, para que eles cresçam de maneira saudável e que os nossos clientes tenham sucesso. Isso beneficia o setor e consequentemente contribui positivamente para a vida dos agentes envolvidos na construção civil”, completa Juliana Carsoni.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia mais
Caixa registra o dobro de buscas por imóveis do Minha Casa, Minha Vida
INCC aumenta 0,10% em julho, mas índice está em patamar elevado, diz CBIC