O Grupo Manitou acaba de divulgar os resultados do primeiro semestre de 2024.
“O grupo encerra um semestre muito bom em um contexto de atividade e perspectivas contrastantes. As vendas do primeiro semestre ficaram estáveis em comparação com o primeiro semestre de 2023. Alavancado por um impulso mais forte do que o esperado no sul da Europa, o crescimento nesta região compensou o declínio na América do Norte. Nossas ambições de crescimento adicional na América do Norte foram comprometidas pela falta de fluidez operacional e por uma aceleração muito mais lenta do que o esperado de nossas capacidades industriais nos Estados Unidos, o que estamos corrigindo gradualmente”, diz Michel Denis, Presidente e CEO.
De acordo com Denis, o desempenho financeiro no primeiro semestre continua a se beneficiar das melhorias que o Grupo Manitou tem realizado nos últimos 18 meses. O efeito tardio do realinhamento dos preços de venda com os preços das matérias-primas, obtido ao longo do ano anterior, está agora dando todos os resultados esperados.
“Isso foi combinado com um mix de clientes e produtos mais favoráveis, bem como com um controle razoável dos custos fixos. Todos esses fatores ajudaram a aumentar o lucro operacional recorrente do semestre para 9,1% das vendas líquidas, o nível mais alto dos últimos 15 anos”, afirma o CEO.
No entanto, afirma, esse excelente desempenho não se repetirá no segundo semestre do ano. “De fato, a dinâmica da entrada de pedidos continua sendo uma área importante de preocupação, e é muito cedo para saber sua direção a médio prazo. Além disso, a disparidade na profundidade da carteira de pedidos entre as linhas de produtos nos levou a reduzir a produção na maioria de nossas unidades industriais. Todos esses fatores nos permitem confirmar nossa orientação de vendas e lucro operacional recorrente para 2024.”
Avaliação por divisão – A divisão de Produtos registrou receita de 1.203 milhões de euros, estável em seis meses em comparação com 2023 (estável em escopo e taxas de câmbio constantes).
Segundo o executivo, ela continua a se beneficiar da política de aumento dos preços de venda que está em vigor desde 2022 para combater a inflação das matérias-primas e também está se beneficiando de uma melhoria na eficiência da produção ligada à redução das tensões na cadeia de suprimentos. Desde janeiro de 2024, a divisão também inclui as atividades de soldagem mecânica da aquisição de duas empresas italianas, que contribuíram com € 7 milhões.
A margem da divisão sobre o custo de vendas atingiu 222,9 milhões de euros, um aumento de 33% em comparação com o primeiro semestre de 2023, graças a uma melhoria acentuada de 4,5 pontos na margem sobre o custo de vendas.
“A recuperação da margem pode ser atribuída à política de preços implementada para compensar o aumento dos preços das matérias-primas e à melhoria da eficiência industrial graças aos programas de investimento”, complementa.
O lucro operacional recorrente da divisão de Produtos aumentou acentuadamente em € 44,9 milhões para € 119,3 milhões (9,9% das vendas), em comparação com 74,4 milhões de euros no primeiro semestre de 2023 (6,2% das vendas).
Com uma receita de 204 milhões de euros, a divisão Services & Solutions (S&S) registrou um crescimento de +1,9% em seis meses (também +1,9% em escopo e taxas de câmbio constantes).
“No primeiro semestre, a divisão foi impulsionada pelo dinamismo de seu negócio de aluguel de máquinas (+11%) e pelo fortalecimento de sua oferta de serviços (+15%), especialmente em serviços digitais e manutenção de máquinas”, comenta.
A margem sobre o custo das vendas caiu 0,4 milhão de euros (-0,8%) em comparação com o primeiro semestre de 2023, atingindo 52,9 milhões de euros. Essa queda se deveu a uma deterioração de 0,7 ponto na taxa de margem sobre o custo de vendas, impactada pela pressão sobre os preços de venda de peças e um aumento nas despesas de depreciação como resultado da maior depreciação da frota de aluguel.
Assim, comenta Denis, a lucratividade da divisão chegou a € 8,2 milhões (4,0% das vendas), uma queda de € 5,7 milhões em comparação com o primeiro semestre de 2023 (€ 13,9 milhões, ou 6,9% das vendas).
Fonte: Assessoria de Imprensa
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