A Lojas Quero-Quero – rede de casa & construção com mais lojas no Brasil — registrou em 2021 receita bruta de R$ 2.518.400, um crescimento de 25,4% sobre o ano anterior. Em comparação com o mesmo período de 2019, pré-pandemia, o crescimento acumulado neste ano foi de 51,3%. Em 2021, o EBITDA totalizou R$ 246,3 milhões, com crescimento de 14,7% ante 2020 e 52,3% ante 2019.
A companhia registrou incremento de vendas nas mesmas lojas (same stores sales) de 15,1% em 2021, crescimento de 35,3% frente a 2019. O crescimento total de vendas no ano foi de 23,8%, que representa 58,4% em relação a 2019, e materializa os resultados alcançados ao longo da pandemia de Covid-19. Dessa forma, a Lojas Quero-Quero ganhou participação de mercado no acumulado do ano, ficando assim, acima dos dados divulgados pelo IBGE (PMC).
Peter Furukawa, CEO da Lojas Quero-Quero, aponta que o desempenho registrado no último ano segue a consistência de iniciativas realizadas no decorrer dos últimos cinco anos, com ganhos na expansão, logística e inovação. “Ao longo de 2021, inauguramos 70 lojas, frente as 50 do ano anterior, principalmente nas cidades de até 25 mil habitantes, e iniciamos operação nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de abrir dois centros de distribuição. Dessa forma, alcançamos 465 lojas distribuídas em 377 cidades e cinco estados”, comemora.
Ao longo do ano, a companhia investiu R$ 85,1 milhões, tanto diretamente na expansão e melhorias das lojas, quanto no suporte às lojas, com a inauguração do novo CD de Sapiranga (RS) e do terceiro CD da Companhia em Corbélia (PR) no 2T21.
Adicionalmente, dedicou R$ 9,7 milhões na Loja Infinita, também conhecida como projeto Figital. Alinhada com esta estratégia de inovação tecnológica, a nova experiência de compras que tem o objetivo de proporcionar aos clientes de cidades pequenas e médias o acesso a produtos que apenas encontrariam em um home center de cidades grandes através de uma plataforma digital. O showroom virtual vinculado ao novo site de ecommerce permitiu também a ampliação do mix de produtos para mais de 17 mil novos SKUs.
Durante o 4T21, a Lojas Quero-Quero iniciou a primeira onda do projeto, levando o piloto a 63 lojas da rede e, posteriormente, em uma segunda onda, a mais 136 lojas, finalizando o ano com 199 das 465 lojas da rede no projeto piloto, atualmente vigente em todas as unidades.
Pilares estratégicos e sustentabilidade na prática
O ganho de mercado é um dos pilares da companhia, o que foi alcançado no crescimento das lojas existentes, quanto na abertura de novas lojas e conquista de novos mercados. “Graças ao empenho e à dedicação dos colaboradores, mantivemos a trajetória de melhoria e crescimento contínuo dos últimos anos. Seguimos investindo para buscar um crescimento sustentável, construir uma empresa cada vez melhor e impactar positivamente a sociedade”, completa Peter Furukawa.
No 4T21, a Lojas Quero-Quero divulgou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, contemplando a estrutura de governança, as iniciativas sociais realizadas, o investimento na formação e capacitação de colaboradores, através de programas como formação de gerentes de lojas, e programa de trainees, que junto com a expansão da Companhia culminaram em aproximadamente 1.000 promoções internas nos últimos doze meses e na abertura de mais de 900 novas vagas, além de iniciativas visando a conservação do meio ambiente e crescimento sustentável, como investimento em redução do consumo de energia elétrica, e a contratação de seis usinas fotovoltaicas com capacidade instalada de aproximadamente 7,8MWp com previsão de início de operação em 2022.
O foco nas pessoas, exemplificado nos programas de formação, possibilitou receber as certificações Great Place to Work (GPTW) e Top Employers, em seu primeiro ano de participação, com mais de 8 mil colaboradores, que colocam em prática diariamente os valores da companhia.
A Lojas Quero-Quero também foi listada no ranking de small caps da América Latina do Institutional Investor, e como uma das 3 melhores operações de equity em 2020 no prêmio Golden Tombstone, organizado pelo IBEF-SP.
O executivo reforça o otimismo da companhia para seguir na constante crescente. “Em 2022, ano que marca 55 anos de história, temos como meta a abertura de 70 a 85 novas lojas, pois acreditamos no potencial de longo prazo dos mercados onde atuamos e da capacidade da nossa estratégia de gerar valor tanto para os nossos acionistas, quanto para todos os colaboradores e clientes da Lojas Quero-Quero”, conclui Furukawa.
Fonte: Assessoria de Imprensa