A INTEC Brasil, plataforma especializada em dados técnicos e inteligentes de obras em andamento pelo país, divulgou no último dia 1º o esperado Ranking INTEC das 100 Maiores Construtoras do Brasil — Edição 2023 . O Ranking INTEC das Maiores Construtoras do Brasil visa apresentar e homenagear as empresas que se destacaram no ano anterior.
Novamente a DIRECIONAL ficou em 1º lugar, com 3629416,12 de metros construídos. PACAEMBU CONSTRUTORA ocupa o 2º lugar, com 3118791,98, e CONSTRUTORA JL do Paraná fecha o pódio nacional com 2541129,67 de metragem construída em 2022. No total, o Top 100 conta com 61 construtoras da região Sudeste, sendo 50 de São Paulo, 24 da região Sul, sendo o Paraná o estado mais representado com 15 construtoras, 6 do Centro-oeste, 6 do nordeste e 3 no norte, sendo todas sediadas no estado do Amazonas. Todas as listas regionais e o Top 100 completo podem ser encontrados no site oficial.
A premiação reflete o bom momento da construção civil nacional. PACAEMBU CONSTRUTORA, MPD ENGENHARIA E DIRECIONAL serão homenageadas na categoria de empresas com mais obras entregues no ano. O ranking deste ano traz novas construtoras, de todas as regiões — principalmente de Minas Gerais e Sul -, e uma nova categoria especial para as Construtoras do ABC Paulista.
A INTEC Brasil realizará a cerimônia de premiação no dia 5 de maio, no bairro da Liberdade em São Paulo, com a presença de CEOs, presidentes e diretores das Grandes Construtoras, além de outros convidados importantes do segmento. É esperado para esse evento, um recorde de construtoras representadas, visto que desde 2020 o número de construtoras que enviava seus representantes diminuiu por conta da pandemia.
As empresas ranqueadas pela INTEC Brasil registraram em 2022 um aumento de 11% na área construída, em relação a 2021. Bruno Silva, CEO da INTEC Brasil, observa que a maioria das construtoras apresentou números superiores ao ano passado, como reflexo do momento vivido em 2022, mas sinaliza que o crescimento menor por parte de outras construtoras ou até mesmo uma posição diferente na lista não significa um mau momento para a construtora. “Contabilizamos a metragem quadrada ativa durante o ano. Se sobressaem aquelas que mantiveram obras ativas de anos anteriores, e quase em paralelo iniciam novas obras, mas nem sempre essa lógica vai ao encontro da estratégia de expansão da construtora para aquele ano, daí surgem as variantes em que em um ano a marca está um degrau acima, outro um degrau abaixo.” Completa Bruno.
O Ranking INTEC avalia a metragem total dos empreendimentos trabalhados pela construtora durante o ano. Tanto obras iniciadas em anos anteriores, mas que continuam ativas ou que foram entregues no ano vigente (2022) são somadas aquelas que se iniciaram durante o ano, para serem trabalhadas nos anos seguintes.
Além da tradicional lista TOP 100, são premiadas as construtoras que se destacaram em suas regiões, a que mais entregou empreendimentos e a que mais construiu empreendimentos residenciais do Minha Casa Minha Vida.
O evento conta com o patrocínio de Analize Gestão Contábil, BTO — Gestão de T.I, Cobreflex, CV CRM, Duall Engenharia, Senior Mega, TOTVS e Sienge.
Fonte: Assessoria de Imprensa