A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nesta terça-feira, 18, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando números de faturamento do setor. O estudo indica que em fevereiro, o faturamento das indústrias de materiais devolveu parte do crescimento de janeiro, registrando diminuição de 2,2% em comparação com o primeiro mês do ano. Na comparação com fevereiro de 2024, no entanto, houve crescimento de 1,6%. A projeção para o ano continua sendo crescimento de 2,8%.
Para fevereiro, estima-se que o faturamento deflacionado dos materiais básicos tenha registrado retração de 0,8% em relação a janeiro e aumento de 1,4% se comparado a fevereiro do ano passado. Já os materiais de acabamento apresentaram retração de 3,6% em relação a janeiro e expansão de 1,8% frente a fevereiro do ano anterior.
“Os dados de fevereiro mostram uma oscilação natural no faturamento do setor, com uma leve devolução do crescimento registrado em janeiro. No entanto, ao analisarmos a comparação anual, observamos que a indústria de materiais de construção segue em trajetória positiva, com crescimento de 1,6% em relação a fevereiro de 2024. Mantemos nossa projeção de alta de 2,8% para o ano, refletindo a resiliência do setor e a expectativa de recuperação gradual da economia”, explica Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.
O Índice ABRAMAT/FGV é um importante indicador do desempenho do setor de materiais de construção no Brasil, e seus dados confirmam um cenário promissor e desafiador, à medida que novos projetos no ecossistema da construção seguem em alta.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia mais
Alugar São José dos Campos reúne locadores para discutir Reforma Tributária e desafios do setor