Como montar a frota ideal para iniciar uma locadora de sucesso

O setor de locação de equipamentos vem atraindo cada vez mais empreendedores que enxergam neste mercado uma oportunidade de crescimento e diversificação de negócios. Para ajudar esses novos empresários a fazer escolhas estratégicas, otimizando investimentos e assegurando um retorno financeiro que permita a expansão da frota e a diversificação dos serviços, entrevistamos Ana Paula de Amorim, Supervisora Nacional de Vendas da CSM Equipamentos e Alexandre do Nascimento Silva, Diretor Regional da ALEC no Vale do Paraíba e Baixada Santista.

Ana Paula recomenda, dentro da linha CSM, o investimento inicial em betoneiras, geradores de energia e compactadores de solo, além de andaimes, escoras e ferramentas elétricas que são muito requisitados por locadoras. Alexandre ressalta que a escolha depende do ramo e modelo de negócio da locadora, e sugere começar com produtos da curva A, como andaimes, betoneiras e ferramentas elétricas. Ele também menciona a importância de incluir itens da linha solo, jardinagem e limpeza, especialmente aqueles de alta demanda no mercado.

Para ambos, a qualidade dos equipamentos deve ser uma prioridade desde o início. Ana Paula destaca que investir em máquinas de alta durabilidade maximiza o tempo de locação e minimiza o tempo de inatividade, além de ser de fundamental importância trabalhar com marcas que oferecem bom suporte na venda de peças, garantindo a longevidade dos equipamentos. Alexandre reforça que a escolha dos equipamentos deve sempre considerar a relação custo x benefício, focando em produtos que, durante sua vida útil, gerem lucro suficiente para o reinvestimento e garantam boa rentabilidade.

Antes de definir quais equipamentos adquirir, Ana Paula recomenda uma análise detalhada da demanda local e da concorrência, além de considerar tendências do setor e o perfil dos clientes. Ela também sugere que novos empreendedores participem de feiras do setor para conhecer fornecedores e oportunidades. Alexandre complementa, afirmando que é importante estudar o volume e o perfil dos consumidores, conhecer os concorrentes e identificar as marcas e produtos que eles trabalham, para então definir um posicionamento estratégico no mercado.

A manutenção preventiva é vista como essencial para garantir a longevidade dos equipamentos e aumentar a rentabilidade da locadora. Ana Paula explica que essa prática reduz custos com substituições, minimiza falhas inesperadas e mantém a satisfação dos clientes, enquanto Alexandre ressalta que a manutenção preventiva aumenta o faturamento da locadora ao reduzir o tempo de inatividade dos equipamentos, garantindo mais eficiência e menos custos.

Para novos empreendedores, um dos erros mais comuns, segundo Ana Paula, é não realizar uma pesquisa de mercado adequada, o que pode resultar na compra de equipamentos de baixa demanda. Ela também alerta para os riscos de investir em marcas desconhecidas ou de baixa qualidade que podem gerar altos custos de manutenção e limitar as oportunidades de locação. Alexandre acrescenta que a falta de pesquisa sobre o desempenho e os custos de manutenção dos equipamentos, além da ausência de estudos de demanda na região, são erros que podem ser evitados com a busca de informações em associações de classe e entre outros players do mercado.

Por fim, Ana Paula destaca a importância de observar tendências, como a digitalização dos processos e a crescente demanda por sustentabilidade que está impulsionando o uso de equipamentos ecológicos. Alexandre complementa, mencionando que os empreendedores devem estar atentos às mudanças nos processos construtivos, à especialização em determinados produtos e ao uso crescente de tecnologias digitais e inteligência artificial no setor.

Redação: Marot Gandolfi

Leia mais

A tendência de investir em imóveis: 3 em cada 10 brasileiros planejam comprar um imóvel para investimento

Muito trabalho e poucas pessoas: como a falta de mão de obra assombra o mercado imobiliário