Sem cimento e entulho: rede Inovahouse utiliza um novo formato de steel frame (estrutura de aço) para erguer imóveis apenas com o uso de parafusadeiras
Eduardo Gorayeb, fundador da foi uma das primeiras pessoas do Brasil a trabalhar com o steel frame (estrutura de aço). A agilidade e simplicidade do modelo construtivo fez os olhos de Gorayeb brilharem, e ter uma certeza: aquele seria o futuro da construção. Hoje, ele é o dono da Inovahouse, franquia especializada em steel frame, e que tem Aleh Bossan, estrategista de mercado, como CEO.
Gorayeb era uma das poucas pessoas no Brasil que conhecia o steel frame a fundo. Ele sabia que, apesar de ser um modelo construtivo moderno, precisava de algumas evoluções. “Em comparação com a alvenaria, o steel frame tem o tempo de obra mais curto, oferece melhor conforto acústico e térmico, e não atrasa”, explica.
Nesse método, as estruturas são feitas com aço leve e preenchidas com paredes extremamente resistentes, que utilizam materiais isolantes e revestimentos. A casa é montada como se fosse um Lego, encaixando uma parte na outra. Porém, havia algumas imprecisões no canteiro de obras. “As paredes eram cortadas no local para colocar as portas, janelas, elétrica, encanamento. A chance de algo dar errado era grande”, diz. “Então eu pensei: se tudo chegasse pronto, seria mais fácil e ainda mais rápido”.
Evolução do steel frame
Após anos de pesquisas, Gorayeb fundou a Tego Frame, em 2019. Era a primeira indústria de steel frame em que todo o projeto chegava 100% pronto no local. Tudo seria encaixado e montado apenas com parafusadeiras. “Tivemos de tirar uma norma técnica para sua isso, regulamentada em 2022 (ABNT NBR 16970)”, conta.
De acordo com o fundador da Inovahouse, tudo ficou mais rápido. “Uma casa de 100 metros quadrados leva até um ano para ficar pronta com alvenaria. Nesse mesmo tamanho, montamos as paredes da casa em cinco horas e construímos a casa coberta em até três dias”, explica. “Em até 90 dias ela está pronta para morar”, complementa.
Modelo de franquia
Como difundir o steel frame pelo Brasil? Essa foi uma das primeiras perguntas que Bossan se fez. Ele sabia que o franchising era uma excelente forma de fazer isso, mas como executar? Uma das primeiras medidas foi determinar o público-alvo. “Focamos nos donos de construtoras, que têm mais familiaridade com o tema. Uma construtora convencional pode aumentar em até cinco vezes sua capacidade de produção”, afirma.
Outro ponto era a atuação da franquia. A Tego Frame fica em São José do Rio Preto (SP). A logística de levar os materiais para outros estados poderia atrapalhar o processo. “Por isso, nesse primeiro momento, optamos por expandir para o estado de São Paulo”, afirma Bossan. A expectativa da Inovahouse é chegar a dez franquias até o fim deste ano. Até o momento a rede já conta com sete.
A próxima meta da Inovahouse é estudar formas para ampliar a construção em escala e conseguir aproveitar o potencial de mercado que se abre com o retorno do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.
Mercado de steel frame
De acordo com um estudo da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), em parceria com o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o segmento de steel frame apresentou faturamento de R$ 14,3 bilhões em 2021, crescimento de 37,5% em relação a 2020. A produção atingiu o número de 1,04 milhões de toneladas. São Paulo é o estado com o maior número de obras, mas Mato Grosso e Mato Grosso do Sul representaram o maior crescimento no período (39,4%).
Dentro do setor de franquias o nicho de construção civil também continua em ascendência crescente desde 2020. No ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) as franquias que atuam no ramo faturaram R$ 15,9 bilhões, um crescimento de 7,4% sobre o ano anterior.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia mais
Índice ABRAMAT – Estabilidade no faturamento da indústria de materiais de construção em setembro
Empresários firmam parceria para expandir soluções sustentáveis na construção civil