Startup brasileira transforma gestão de EPIs com tecnologia de automação

A gestão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é um dos pilares de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), e a inovação tecnológica tem se mostrado uma aliada fundamental nesse processo. Um sistema brasileiro e inovador, o ConsultaCA surge como uma solução eficiente para empresas, oferecendo uma plataforma que centraliza e automatiza o controle de estoque e entrega de EPIs, eliminando o uso de fichas físicas e promovendo uma gestão mais precisa.

Prova disso é um estudo da Frost & Sullivan realizado em 2021, que indicou que a digitalização da gestão de EPIs pode reduzir os acidentes de trabalho em cerca de 25%. O levantamento reforça a importância de tecnologias que facilitam o monitoramento dos Equipamentos de Proteção Individual. Priorizar esse cuidado ajuda a garantir a segurança dos colaboradores e otimizar os custos empresariais.

Segundo Thiago Avelino, técnico em Segurança do Trabalho e CEO da SafetyTec, a inovação trazida por soluções como o ConsultaCA tem um impacto direto nas operações empresariais. “A tecnologia simplifica processos que antes exigiam muita mão de obra e tempo. Com a digitalização da gestão de EPIs, é possível ter um controle mais rigoroso dos equipamentos, além de garantir a segurança dos trabalhadores de maneira mais prática”, afirma.

Eficiência na gestão de EPIs com inovação

A automação e a centralização de informações proporcionadas pela digitalização no controle de EPIs trazem uma série de vantagens. Uma plataforma permite que as empresas tenham uma visão unificada do estoque de EPIs, facilitando a identificação de necessidades de reposição e a entrega correta dos equipamentos aos colaboradores. 

Além disso, a conexão direta com os principais fornecedores do país agiliza o processo de aquisição, evitando atrasos que podem comprometer a segurança no ambiente de trabalho. Outro ponto relevante da tecnologia da ConsultaCA é a redução do uso de documentos físicos. 

Com o controle automatizado, as fichas de EPIs que antes precisavam ser preenchidas manualmente passam a ser geradas digitalmente, reduzindo a possibilidade de erros e melhorando o controle de validade e conformidade com as normas regulamentadoras.

A tecnologia como aliada da segurança

A integração tecnológica na gestão de EPIs também promove maior transparência nos processos, uma vez que todas as informações ficam centralizadas em uma única plataforma. Isso facilita auditorias e garante que as empresas estejam em conformidade com as exigências de Saúde e Segurança do Trabalho. 

Com o uso da tecnologia, há uma redução significativa no tempo necessário para a execução dessas tarefas, permitindo que os profissionais possam focar em outras demandas estratégicas. Para completar, elas ajudam a traçar um panorama e diagnóstico em tempo real dos estoques para que nenhum setor fique sem a utilização dos EPIs necessários.

Thiago Avelino destaca ainda que a digitalização tem o poder de mudar a cultura organizacional e mostra que o bem-estar dos colaboradores ocupa um lugar de destaque entre os pilares do trabalho. “Quando você tem uma plataforma centralizada que gerencia todos os EPIs de forma automatizada, a segurança do trabalhador deixa de ser algo reativo e passa a ser uma medida preventiva e integrada ao dia a dia da empresa”, conclui o especialista.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leia mais

CUB acumula alta de 3,40% no ano

Boletim Focus: projeção de IPCA volta a subir; previsões de Selic e PIB são mantidas