As construtechs e o crescimento do ramo da construção civil no país

Mesmo com a pandemia de Covid-19 e os desafios impostos pela escassez e aumento nos custos do aço, a expectativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para o crescimento do setor em 2021 subiu de 2,5% para 4%. Ou seja, será o maior aumento no segmento desde 2013 e as construtechs crescem cada vez mais.

O Brasil já reúne mais de 700 construtechs e proptechs – aquelas startups focadas no ramo da construção civil e administração de imóveis. Só no último ano, houve um crescimento de 23% no setor, segundo o Mapa das Construtechs e Proptechs 2020, da Terracotta Ventures: prova de que o brasileiro tem apostado cada vez mais na digitalização de processos.

Conheça algumas dessas empresas, e como elas prometem revolucionar o ramo da construção civil no Brasil:

Obrafit

O Obrafit, startup acelerada no ciclo 2020.1 do InovAtiva Brasil, é um sistema web de gerenciamento de obras para arquitetos, engenheiros, gerenciadores e construtores, com foco no compartilhamento de informações com os proprietários, com usabilidade simples, sem necessidade de treinamento ou implantação.

O sistema pode ser contratado tanto pelo gestor da obra, para prestar contas aos proprietários, quanto pelo proprietário, para que as suas obras sejam geridas por diversos construtores. Ele ainda permite o controle de orçamentos, compras, compartilhamento de imagens e documentos e maior comunicação entre gestores e proprietários, com simplicidade.

O cronograma e orçamento definidos, com todos insumos e serviços listados por etapas construtivas, permitem a programação de compras e contratações de serviços, e possibilitam a realização de cotações antecipadas, para garantir não somente a redução de custos, mas também garantir a qualidade de materiais e serviços.

OrçaFascio

Acelerada no ciclo 2019.1 do InovAtiva Brasil, a OrçaFascio é o software para orçamento de obras n°1 no Brasil: são mais de 4 mil clientes e 12 mil usuários. O sistema permite que os usuários executem seus orçamentos 8 vezes mais rápido que seu processo atual.

Mais do que um orçamento de obras, com os módulos do OrçaFascio é possível fazer toda a gestão da obra focando em engenharia de custos e as empresas que já trabalham com BIM, podem utilizar os nossos plugins OrçaBIM e OFElétrico, para unificar a informação do orçamento com os projetos 3D.

Moradigna

A Moradigna é uma startup social, acelerada em 2018 no InovAtiva de Impacto. Sua missão é fazer com que as pessoas de baixa renda possam ter boas condições de moradia, em suas próprias casas. Oferecem um serviço de reforma em formato de combo – o Reforma Express, no qual está incluso todo o material, mão de obra, gerenciamento, garantia e o principal: acesso ao financiamento para que o valor da reforma caiba no bolso dessas famílias. Em 5 anos de atuação, a startup já completou mais de 1.000 reformas, impactando diretamente 2500 pessoas. Seu principal objetivo é levar seu serviço para todo o Brasil e, assim, ajudar a mudar a realidade habitacional no país.

Infracities

O crescimento e a ocupação desordenada das cidades, aliadas à falta de planejamento que integre o desenho urbano com as redes de infraestrutura, geram inúmeros problemas, causando o esgotamento dos recursos naturais, poluição e queda na qualidade de vida da população.

Para ajudar nesses problemas a Infracities, acelerada no ciclo 2020.2 do InovAtiva Brasil, produz soluções inovadoras e sustentáveis na área de infraestrutura e mobilidade para cidades inteligentes, com foco na padronização de redes subterrâneas compartilhadas.

Seu sistema evita a constante destruição do pavimento das ruas para execução de serviços de manutenção de redes de infraestrutura, pois acondiciona de forma segura todas as redes na calçada, evitando também os problemas de segurança durante as escavações para manutenção, bem como constantes acidentes com as redes e os trabalhadores, resultando também em redução de custos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leia mais

Apesar da relativa estabilidade, empresários da construção seguem otimistas

Produtividade, segurança e agilidade: o futuro do setor de Construção