Construção civil mais tech e verde

Transformar a construção civil em um segmento tech e mais sustentável pode parecer ousado, mas essa é a proposta da startup LandApp, fundada pelos irmãos Matheus e Mayara Protti com o sonho de revolucionar o setor em que sua família atua há mais de 60 anos.

Fundada em 2020, a startup faturou R$18 milhões em 2022 oferecendo o primeiro aplicativo de logística do setor com soluções que conectam construtoras, caminhoneiros e mais de 50 parceiros – como terraplenagem, aterros legalizados, pedreiras, concreteiras, jazidas e recicladores – para promover eficiência de recursos e logística reversa de resíduos.

A empresa estará no espaço da Casa Cerâmica, durante a Feicon. Na ocasião, fundadores e especialistas irão demonstrar como funciona na prática a tecnologia LandApp com lançamentos exclusivos para a feira.

Como funciona a LandApp?

A solução começa com a tecnologia, a empresa fornece o aplicativo do motorista, a plataforma web do cliente, e exclusivo para a feira o lançamento do aplicativo LandApp Control para facilitar a logística no dia a dia da equipe de obra da construtora.

Porém, o grande impacto vai muito além da tecnologia, por meio de um ecossistema completo a LandApp permite que o cliente solicite e acompanhe o transporte de materiais e resíduos da sua obra com poucos cliques, enquanto a LandApp faz o estudo, planejamento e suporte logístico conectando ao número ideal de transportadores autônomos e aos parceiros de forma segura e confiável.

As viagens dos caminhoneiros são monitoradas em tempo real por meio de geolocalização, o que permite a mitigação dos riscos de descarte ilegal, o atendimento de vários segmentos e regiões simultaneamente, o acompanhamento da produtividade e a verificação da evolução do projeto. Assim, a startup simplifica processos, promove governança e transparência.

“Nascemos com o propósito de revolucionar o transporte de materiais e resíduos da construção civil promovendo a sustentabilidade, com reutilização e reciclagem de materiais e resíduos e redução de impacto. Além disso, temos como missão desenvolver a classe de caminhoneiros autônomos, com profissionalização, oferecendo benefícios para melhorar o dia a dia da categoria”, afirma Matheus Protti, fundador da LandApp.

Para os caminhoneiros, a LandApp disponibiliza um aplicativo que permite a gestão das obras em que desejam trabalhar a um toque, com controle de agenda, ganhos e viagens realizadas, além de parcerias e descontos exclusivos. 

Solução presente na estrada e em toda a jornada

Solucionamos o transporte de materiais e resíduos com o propósito de promover a sustentabilidade na construção civil usando algumas medidas como:

– Inventário de carbono da operação logística da obra – mensurar é o primeiro passo para a solução;

– CARBONO ZERO – em todas as viagens realizadas na plataforma, de janeiro de 2023 até o momento a startup neutralizou 92,6 toneladas de CO², por meio de créditos de carbono destinados a energia renovável;

– Parceria com recicladora – como a UVR Grajaú que hoje é a maior unidade de valorização de resíduos da América Latina; 

– Aterro Zero LandApp – Conectando e partilhando resíduos de qualidade entre obras, reaproveitamento dos materiais, até o momento tivemos 56 obras conectadas e 100.000m³ de materiais reutilizados;

– Otimização logística para redução das distâncias e consequentemente da emissão de CO2 no transporte – conseguimos reduzir cerca de 790.883 kms e 553,62 toneladas de CO² reduzidas – o equivalente a 3.875 árvores compensadas;

– Relatórios e certificados verdes por obra e cliente – temos 14 obras que foram reconhecidas com o Certificado Verde LandApp. Hoje totalizam 88 obras que tiveram impactos positivos ao meio ambiente!

A LandApp atua com transparência e segurança,  baseando seus cálculos no programa brasileiro GHG Protocol, que é responsável pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).  

Quem faz a LandApp?

Matheus Protti, Fundador e CEO da LandApp

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, iniciou a carreira em uma startup de energia solar (Mori Energia Solar), onde atuou durante um ano na área de Business Development. Depois disso, teve uma passagem de 3 anos pela Raízen Combustíveis onde atuou nas áreas de Marketing, Trading de etanol e Logística de combustíveis nível Brasil.

Mayara Protti, Fundadora e CMO da LandApp

Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com ampla experiência em Bens de Consumo atuou por 8 anos na Multinacional Unilever na área de Customer Development, na qual foi responsável por grandes projetos de intraempreendedorismo, como a startup e-UB para o atendimento direto da empresa aos pequenos varejos através do e-commerce e a incorporação da empresa Mãe Terra.

Para saber mais acesse: landapp.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leia mais

No Dia da Engenharia, mais de mil vagas de emprego estão abertas no setor

Feicon 2023: Casa do Construtor apresenta modelo de negócios destinado a cidades de pequeno porte