Nos dias 12 e 13 de junho, a capital paranaense sediará a primeira edição do Construa Sul, um evento presencial promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entidade nacional do setor, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (SindusconPR) e outras entidades do setor.
O encontro acontece no Ópera Concept Hall, reunindo cerca de 500 participantes, entre empresários, autoridades públicas e formadores de opinião, para discutir temas estratégicos da indústria da construção e do mercado imobiliário, em especial as oportunidades de investimento na Região Sul.
A programação contará com nomes de peso. Já na plenária de abertura, os participantes acompanharão o encontro inédito entre os governadores do Paraná, Ratinho Junior, de Santa Catarina, Jorginho Mello e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Mediada pelo jornalista Carlos Tramontina, a plenária vai detalhar as oportunidades de investimento em cada um dos três estados, que juntos compõem a região mais industrializada do Brasil, com a menor taxa de desemprego do país (4,9%) e 18% do PIB industrial.
“Temos percorrido o país, em parceria com nossas associadas, para discutir a agenda estratégica da construção e reforçar a importância do nosso setor para o desenvolvimento do país”, comenta Renato Correia, presidente da CBIC. “Apontar o potencial, debater soluções para ampliar as oportunidades de negócios e mecanismos para apoiar nossas empresas são ações que fazem parte da missão da CBIC”.
“Sem dúvida alguma, o futuro da construção civil brasileira passa pela Região Sul e isso será demonstrado minuciosamente durante o encontro”, conta o presidente do SindusconPR e anfitrião do evento, Carlos Cade.
Cases empresariais
Além de representantes das mais de 90 entidades associadas à CBIC, o Construa Sul vai reunir empresários e investidores do setor. Na programação de palestras técnicas, Leandro Melnick deve contar como a Melnick, empresa familiar dirigida por ele, se tornou líder no mercado de alto padrão no Rio Grande do Sul, além de primeira e única incorporadora da região a abrir capital na B3.
Por sua vez, Rafael Kirchner, sócio e diretor de negócios da Vokkan, vai falar sobre a jornada da empresa, cuja missão é, até 2031, se tornar a grande referência do mercado em desenvolvimento de ecossistemas sustentáveis e inteligentes, através de modelos de negócios disruptivos. Para isso, a Vokkan atua em três frentes: urbanismo, properties e incorporação.
Já Tatiana Schuchovsky Reichmann e Raul Schuchovsky apresentarão a jornada da Ademicon, uma das maiores administradoras independentes de consórcios do Brasil, com mais de 30 anos de atuação no mercado. Sediada em Curitiba (PR), a empresa se destaca por seu crescimento contínuo, oferecendo soluções financeiras que abrangem consórcios de imóveis, veículos, serviços e crédito.
As inscrições para o Construa Sul 2025 estão abertas e podem ser realizadas através do site construasul.com.br, onde estão disponíveis também a programação completa e mais informações.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia mais
Vendas de cimento desaceleram em abril
Construção Civil mantém crescimento em 2025, mas incertezas econômicas abalam confiança do setor