Comércio em SP: confiança do empresário tem alta de 3,5% em maio, mostra estudo da FECAP


O Índice IFECAP, indicador econômico da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) que mede a confiança do empresário do comércio no Estado de São Paulo, teve alta de 3,5% em maio, em comparação com abril, resultado das vendas do Dia das Mães e revisões do Plano São Paulo que impactaram o movimento do comércio.

ÍNDICE GERAL

O Índice Geral registrou 112,13 pontos, na série sem ajuste sazonal. Em relação ao mesmo período do ano passado, o Índice Geral se encontra 81,74% acima do registrado naquele mês. Entretanto, ressalta-se que naquele período, diante do agravamento da pandemia e fechamento do comércio, o índice obteve uma amostra reduzida, 65,52% a menos do que o habitual, ocasionando problemas amostrais, inclusive de viés de atividade.

ÍNDICE MOMENTO ATUAL

O Índice Momento Atual apresentou alta de 7,03%, na comparação com o mês anterior, registrando 100,84 pontos, reforçando a confiança do empresário paulista. O indicador também retorna ao patamar acima dos 100 pontos, o que indica otimismo, resultado não alcançado desde janeiro de 2021. O resultado foi influenciado pelas vendas e encomendas, 9,67% e 6,82% acima do verificado em abril de 2021, respectivamente.

A situação geral dos negócios (+5,03%) também melhorou quando comparado com o mês anterior. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontavam um movimento de R$ 12,2 bilhões em São Paulo, representando um aumento de 47% em relação ao resultado de 2020 (R$ 8,26 bilhões).

ÍNDICE FUTURO

Os resultados do Índice Futuro, que registra as expectativas para os próximos três meses, apresentou estabilidade, na comparação com o mês anterior (-0,36%), registrando 129,08 pontos. Os resultados do Índice Futuro se devem às expectativas de vendas para os próximos três meses, com alta de 0,62% (132,64 pontos), quando comparamos com o mês anterior. As expectativas de encomendas futuras tiveram uma queda de 1,37% (quando comparadas com abril de 2021), alçando 125,52 pontos.

Os resultados do IFECAP por região demonstram uma queda de 4,26% do Índice Geral na capital, e de 20,45% na cidade de Santos, quando comparados com o mês anterior. No interior, os resultados foram positivos (+8,02%).

Índice FECAP de Expectativa nos Negócios

Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.

O IFECAP – Índice FECAP de Expectativa nos Negócios consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. Há mais de 12 anos, a FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas.

A escolha do comércio varejista como universo da pesquisa se deve ao fato de ser esse setor o elo entre a indústria em geral e o consumidor final, uma vez que grande parte da produção de todos os setores da economia acaba circulando de alguma forma pelas empresas do comércio. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia, isto porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis- chave, como encomenda a fornecedores e venda ao consumidor final, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda.

O IFECAP é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como a avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista, consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas e das encomendas para os próximos três meses.

Indicadores

O IFECAP divide-se em três indicadores:

Índice Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;
Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;
Índice Geral: indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Metodologia

A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.

A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em microempresas, pequenas, médias e grandes empresas.

CONFIRA O ESTUDO COMPLETO: https://www.fecap.br/pesquisa-iff-ifecap/

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