Locadores de Manaus se reuniram no ALUGAR REGIONAL MANAUS em um evento extremamente produtivo. O encontro teve como objetivo a troca de informações para fortalecer o setor e saímos de lá com a forte impressão que a semente foi plantada, mas precisa continuar sendo regada.
Os problemas enfrentados são os mesmos em todas as regiões do Brasil (em Manaus há o agravante do frete/distância), mas compartilhando ideias/soluções tudo torna-se muito mais viável. Por exemplo, falamos sobre a venda de acessórios/consumíveis: discos, lixas, ponteiros, mangueiras. Por que fornecer gratuitamente se você paga por eles? É preciso mudar essa cultura. Se o seu cliente aluga muitos equipamentos, você pode acrescentar os acessórios como bônus no pacote, mas se ele aluga uma única máquina e você fornece o acessório, sua conta não fecha.
Então surgiu a dúvida sobre como cobrar, porque o acessório é venda, não é locação. A maioria das locadoras não tem inscrição estadual. Solução: vamos fazer uma live sobre o assunto com um profissional da área e esclarecer isso para todos.
Muitos dos presentes já se falavam pelo WhatsApp, mas não se conheciam pessoalmente. Outros são amigos de infância, da escola mesmo e ao se encontrarem pareciam crianças que há muito tempo não se viam. É gratificante presenciar esses momentos.
Naquela sala não havia concorrentes. Todos com os mesmos problemas, os mesmos desafios, os mesmos objetivos e o mesmo foco – valorizar o setor rental. E nós da ALEC também temos a mesma meta.
O ponta pé inicial em Manaus foi dado e vamos continuar o trabalho.
Veja como os locadores avaliaram o encontro.