ABRAMAT: Indústria de materiais de construção eleva projeção de crescimento para 5,5% em 2024

A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou na sexta-feira, 13, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando números de faturamento do setor. O estudo indica que, em comparação com outubro, novembro apresentou uma pequena retração de 0,2%. Contudo, em comparação com novembro de 2023, foi registrado um aumento de 8,4%. Esse crescimento expressivo, percebido nos últimos três meses, eleva a projeção de fechamento do ano para 5,5%.

Os dados consolidados de outubro indicam aumento de 9,4% em relação ao mesmo mês de 2023. Na comparação com setembro, houve expansão de 0,7%.

Na comparação segmentada entre materiais de base e de acabamento, também foi notória a expansão sobre novembro de 2023, com aumento de 7,7% para os materiais de base e 9,4% para os materiais de acabamento em novembro deste ano. Já na comparação com outubro de 2024, houve aumento de 0,4% e 0,8%, respectivamente.

Segundo Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT, “o aumento projetado de 5,5% para 2024 reflete a força e resiliência do setor, com uma demanda consistente por materiais de construção. Esse avanço demonstra como a indústria vem respondendo positivamente aos estímulos de políticas públicas e de mercado, e ao crescimento de investimentos em inovação, sustentabilidade, habitação e infraestrutura, consolidando a relevância na contribuição do segmento para o país”.

O Índice ABRAMAT/FGV é um importante indicador do desempenho do setor de materiais de construção no Brasil, e seus dados confirmam um cenário promissor e desafiador, à medida que novos projetos no ecossistema da construção seguem em alta.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leia mais

Selic sobe pela terceira vez consecutiva

SindusCon-SP e FGV Ibre preveem crescimento de 3% do PIB da construção para 2025