Programa de qualificação gratuito da Obramax já capacitou mais de 47 mil pessoas no país

A Obramax, maior atacarejo de materiais de construção do Brasil, encerrou 2024 com resultados positivos em sua Academia dos Profissionais, programa de capacitação gratuita destinado aos trabalhadores da construção civil. A iniciativa, que já formou mais de 47 mil profissionais ao longo de seis anos, tem como objetivo levar conhecimento técnico e aprofundado e apresentar soluções que facilitem e qualifiquem o trabalho dos profissionais. Para 2025, a Obramax planeja ampliar suas ações com novas iniciativas, reforçando o impacto do projeto entre os profissionais. 

A Academia dos Profissionais surgiu após visitas do time Obramax a obras, onde foi identificado a necessidade de capacitar os trabalhadores brasileiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 60,4% das empresas do setor da construção civil enfrentam dificuldades para reter talentos, e oito em cada dez não encontram mão de obra qualificada. Com isso, foi criado o projeto, oferecendo cursos gratuitos que combinam teoria, prática e troca de conhecimento, e podem ser realizados presenciais ou online sempre com foco no desenvolvimento das pessoas. Além disso, os conteúdos são cuidadosamente validados por curadores especializados, profissionais de referência no mercado, assegurando que as capacitações estejam alinhadas às necessidades do setor. 

No último ano, os cursos capacitaram 14 mil profissionais e alcançaram mais de 70 mil visualizações em lives, além de contar com 7 mil participantes em treinamentos presenciais, solidificando-se como uma referência no setor. Somado a isso, eventos e feiras organizados pela Obramax reuniram mais de 2 mil pessoas, enquanto as inaugurações de cinco novas lojas atraíram 1.800 visitantes, que puderam participar de cursos com atividades práticas e educacionais. 

“Em 2024, inauguramos cinco unidades, três delas de forma simultânea. Em cada abertura, promovemos cursos de capacitação por meio de aulas práticas, como técnicas para aplicação de materiais, sistemas de instalação e tubulação, técnicas de pintura, entre outros serviços. Além disso, essas ocasiões também são ótimas oportunidades para fortalecer o relacionamento entre os profissionais da área de construção”, destaca Juliana Piccolotto, Diretora de Omnicommerce e responsável pelo Marketing da Obramax. 

A diretora ainda ressalta o sucesso e o crescente engajamento nos grupos de WhatsApp da Obramax, onde mais de 12 mil profissionais têm trocado informações e experiências, consolidando ainda mais a comunidade da construção. 

Para 2025, a Obramax está preparando iniciativas de grande impacto, sendo uma delas o lançamento da Academia de Profissionais exclusiva para o público feminino. A iniciativa tem como objetivo empoderar mulheres e criar um espaço exclusivo para elas dentro do setor. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as mulheres na construção civil ainda enfrentam uma disparidade salarial, recebendo, em média, 2,64% a menos que os homens, com um salário médio de R$2.268,00. Diante desse cenário, a Obramax decidiu criar uma iniciativa que acolha, valorize e promova a igualdade de oportunidades para as profissionais. O curso ocorrerá uma vez por mês em todas as lojas da rede, com agendas já confirmadas e fechadas. 

Além disso, a empresa pretende lançar um aplicativo voltado para profissionais da construção, oferecendo um ecossistema completo para engajamento e capacitação contínua. 

Para mais informações sobre a Academia dos Profissionais e acesso aos cursos gratuitos, basta visitar o Site.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leia mais

Custo Unitário Básico da Construção em São Paulo aumenta 0,23% em janeiro

NR-1 atualizada: Saúde mental e gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho