O empresário dedica sua vida a construir um negócio, cria os filhos e sustenta a família com o resultado do negócio e alguém diz que sua empresa não tem valor ou que o valor esperado pelo empresário não pode ser alcançado. E agora?
Antes de falar sobre valor, vamos entender o que está acontecendo no mercado de locações de equipamentos no Brasil:
- Em 2023 havia perto de 40 mil empresas do setor de locação de equipamentos no Brasil (Fonte: Folha Vitória)
- 26.000 locadoras da linha leve (Fonte: Caged)
- 50% do mercado total de equipamentos de movimentação é destinado à locação, dados de 2024 (Fonte: Tecnologística)
- Perto de 210 mil pessoas empregadas no segmento de locação de equipamentos em 2023 (Fonte: Valor Econômico)
- Mais de 50% do mercado de locação de equipamentos em 2022 vinha de máquinas de terraplenagem (Fonte: O Globo | Dino)
- De 2014 a 2024 a quantidade de empilhadeiras destinadas à locação triplicou no Brasil (Fonte: Tecnologística)
Essas informações e outras indicam que o segmento está agitado, que a dispersão de empresas é grande e, portanto, tem atraído interesse de investidores assim como de movimentos de consolidação. Mas aqui está a pergunta-chave: você sabe avaliar o valor do seu próprio negócio?
Com o crescimento das transações de compra e venda de empresas no segmento, as referências de valor estão ficando cada vez mais claras. Isso quer dizer que o valor está mais no comparativo de mercado que na própria empresa. Ou seja, a empresa tem valor de acordo com referências de mercado e com o potencial de ter seus diferenciais reconhecidos.
Muito importante é a capacidade da empresa gerar fluxo de caixa livre ao longo do tempo e, portanto, caixa livre significa pós amortização dos financiamentos. Menciono financiamentos porque o setor é intensivo em capital e, portanto, muito difícil não considerar financiamentos para crescimento.
Os compradores são muito qualificados e sabem avaliar cada negócio. Mas será que o empresário sabe avaliar seu negócio? Como considerar os detalhes que podem diferenciar sua empresa das demais? O porte da sua locadora é atraente para algum potencial comprador? Os empresários que estão buscando ter sua própria visão de valor da sua locadora estão ficando mais preparados, não somente para direcionar as variáveis do negócio visando serem mais atraentes mas, também, ficam mais preparados para as situações de negociação com potenciais compradores.
Em nosso dia a dia de trabalho escutamos muitas vezes empresários dizendo que preferem receber uma proposta. O ponto é que ao receberem uma proposta, sem sua própria visão de potencial de valor, pode tomar decisão que não seja a melhor para si e para seu negócio.
Você já parou para analisar o real potencial de valor da sua locadora? Com uma avaliação detalhada e o apoio certo, é possível maximizar suas oportunidades e se preparar melhor para negociações.
Guilherme Vasconcelos, pai de 2 filhos, é sócio fundador da www.imeri.com, uma assessoria financeira especializada na venda, compra, fusão, captação de recursos e crédito para médias e grandes empresas. Já compôs Conselhos Consultivos de empresas. Foi diretor do Itaú Unibanco/Itaú BBA e Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, além de ter ocupado posições relevantes no Citi e no Bradesco. É mentor do Endeavor e Instituto Ismart.
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