Na esteira do crescimento do PIB da construção civil, que, no acumulado de 2024, já aumentou 4,1% em relação ao ano passado, o setor varejista de materiais de construção (matcon) teve alta nas vendas no mês de setembro. A informação consta do último Termômetro JS+ Anamaco, um dos mais completos estudos sobre performance e tendências do varejo, elaborado pela vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua no processo de digitalização do setor da construção, junto do Instituto de Pesquisas Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO).
O indicador de mercado, lançado em meados deste ano, é baseado na análise de dados do histórico de transações on-line e off-line do comércio varejista de matcon, bem como pesquisa de relacionamento junto ao setor. O conteúdo é publicado após três meses da apuração, tempo necessário para o cruzamento de dados e informações relevantes para construção do estudo e avaliação precisa do setor.
Em sua mais recente edição, o Termômetro mostra que, no mês setembro, a percepção de crescimento nas vendas em relação ao mês de agosto saltou de 31% para 43% entre os varejistas da construção civil. No recorte regional, a região Nordeste do país se destacou positivamente com o maior grupo de lojas com incremento nas vendas no período (52%), enquanto o Sul apresentou o menor percentual (39%).
Na comparação anual, a percepção de variação positiva nas vendas também cresceu, com aumento de 25% em todo o país em relação ao mesmo período do ano passado, sendo que, nesta medição, o Nordeste também assumiu a liderança em relação às outras regiões do país, com crescimento de 29% no mesmo intervalo de tempo.
Quanto à expectativa de vendas para os próximos três meses, o levantamento mostra que ampliou consideravelmente o otimismo entre varejistas de matcon, saindo de 45%, em agosto, para 71% em setembro – esse foi o momento de maior confiança no ano, comparado apenas ao mês de abril, quando a expectativa de crescimento nas vendas futuras também atingiu 71%. No recorte por segmento de vendas, destacam-se os lojistas focados em material hidráulico (76%), revestimentos cerâmicos (75%) e material básico (73%).
Sell-in e materiais de construção
O estudo da Juntos Somos Mais e da ANAMACO também apurou dados de sell-in (venda do fabricante para o lojista), indicando queda de 12,3% nas vendas de setembro quando confrontadas com o mês de agosto. No comparativo anual, também houve redução nas vendas, que caíram 11,4%. Quando comparados os dados do período acumulado ano versus ano, a queda é ligeiramente menor, de 9%.
No que se refere à evolução dos preços dos materiais de construção, a pesquisa revelou um aumento geral de 2,3% de agosto a setembro, e de 8,1% no intervalo de um ano. Desde janeiro, os preços desses itens subiram 7,8% em todo o país.
O Termômetro ainda mostrou que cresceram as expectativas dos varejistas do setor de matcon em relação às ações do governo para os próximos 12 meses, indo de 35%, em agosto, para 46% em setembro.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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