Checklist rigoroso reduz reclamações em até 80%, a estratégia da Rentax Locadora

Alugar máquinas é uma tarefa que exige atenção e organização, e para as locadoras, esses equipamentos são verdadeiros tesouros. Eduardo Baggio, proprietário da Rentax Locadora, juntamente com Andressa Guiaro, gerente da Rentax, e Jacqueline Oliveira, vendedora, compartilham a importância de um checklist detalhado na saída e devolução dos equipamentos.

Para Eduardo, os equipamentos valem ouro. “São o bem mais precioso da locadora”, afirma. No mercado de locação é comum que rodízios novos sejam enviados para o cliente e voltem rodízios velhos, o mesmo acontecendo com andaimes. Segundo Jaqueline, é fundamental que o vendedor saiba exatamente o que foi enviado e que essa informação esteja clara no contrato. “No contrato, precisa constar que foram enviados rodízios novos. Isso evita discussões no retorno”, explica ela.

Além disso, é fundamental combater a má-fé de alguns locatários que podem tentar devolver máquinas avariadas ou trocar peças por outras de qualidade inferior. “Às vezes, o cliente tem um equipamento quebrado, aluga uma máquina igual e devolve a que está avariada. Por isso, a importância de termos o código da máquina, uma pintura diferenciada e, claro, sempre fazer o checklist completo”, enfatiza Eduardo.

Acompanhamento rigoroso

Andressa, gerente da Rentax, reforça que o vendedor deve acompanhar o checklist tanto na saída quanto no retorno dos equipamentos. “No contrato já vai tudo marcado e verificamos tudo na frente do cliente, sempre acompanhado pelo vendedor”, ressalta. O cliente também recebe um comprovante de entrega impresso junto com o contrato. Além disso, a Rentax mantém uma planilha com data, número do contrato, nome da pessoa e da empresa envolvida.

Para otimizar o processo, a Rentax criou um grupo de WhatsApp que reúne vendedores, assistência técnica, cobrança e gerência, onde compartilham todas as informações referentes aos checklists. “Essa integração facilita a comunicação e evita problemas”, conta Andressa.

Redução de reclamações

Outro ponto destacado por Eduardo é a importância de entender como o equipamento será utilizado. “Sempre perguntamos ao cliente em que tipo de serviço o martelo, por exemplo, vai ser usado. Se ele insistir em utilizá-lo para algo que não é recomendado, deixamos claro que terá que arcar com os custos de eventuais danos”, explica.

Essa abordagem mais rigorosa reduziu em cerca de 70% a 80% o número de reclamações sobre avarias. “Quando o cliente percebe que estamos atentos, o malandro desiste de tentar aplicar o golpe”, diz Eduardo. Embora ainda haja algumas objeções, são bem poucas comparadas ao passado.

Foco na capacidade financeira

Outra “virada de chave” na Rentax foi a decisão de alugar somente para clientes com capacidade financeira comprovada. “Locar para quem tem problemas para pagar é fria”, afirma Eduardo, destacando a importância de proteger a saúde financeira da locadora.

Fonte: Marot Gandolfi

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