No último dia 08 de outubro, Piracicaba recebeu o evento Alugar Regional Bruno Arena, presidente da ALEC abriu o evento com uma apresentação focada nas principais tendências do mercado de locação. Um dos pontos de destaque foi a comparação que ele fez entre a taxa de ocupação das máquinas de locação e a de aviões. “Quando o avião está lotado, o preço da passagem sobe; quando está vazio, o preço cai. O mesmo princípio deveria ser aplicado no mercado de locação. O locador precisa trabalhar com uma tabela dinâmica que reflita a ocupação e a demanda”, explicou Arena , incentivando os locadores a repensarem suas estratégias de precificação.
O ex-presidente da ALEC, Expedito Arena, que participou do evento concorda com essa tese, reforça “se queremos ser profissionais, temos que pensar diferente e devemos fazer isso juntos”.
A necessidade de autoavaliação constante e de análises para acompanhar o desempenho das locadoras também foi um ponto abordado. “O locador muitas vezes compete consigo mesmo e perde oportunidades por falta de acompanhamento adequado. É preciso ter métricas, fazer follow-up e avaliar com carinho quais novos equipamentos podem ser agregados ao portfólio”, alertou Arena.
Outro tema de grande relevância foi a aplicação das diretrizes ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) no setor de locação. Arena ressaltou as responsabilidades ambientais que os locadores têm, como a destinação correta de resíduos, exemplificando com o óleo usado nas máquinas e o pó gerado pela limpeza de betoneiras. O comprometimento com práticas sustentáveis é cada vez mais uma exigência do mercado e dos clientes, e os locadores que se adequarem a essas normas estarão um passo à frente.
O Brasil tem mais de 26.000 locadoras em seus mais de 5,500 munícipios, mas ainda há muita oportunidade a explorar, só que é fundamental buscar uma gestão profissional, cada vez mais o mercado vai exigir essa postura.
O Painel de Mulheres trouxe perspectivas inovadoras sobre os desafios enfrentados no dia a dia do setor. Um dos temas centrais foi o combate à fraude, um problema que afeta diretamente a lucratividade e a segurança das locadoras. Durante o painel, foram discutidas práticas eficazes para prevenir fraudes, desde a implementação de sistemas de controle e monitoramento até o uso de tecnologia para melhorar a análise de risco. A troca de experiências foi riquíssima para identificar pontos vulneráveis e fortalecer as defesas contra esse tipo de ameaça.
Para encerrar o evento, os participantes puderam aproveitar um happy hour, que proporcionou momentos valiosos de conexão e networking. Esse ambiente descontraído foi fundamental para fortalecer as relações entre os locadores e fornecedores presentes, facilitando a criação de parcerias e novas oportunidades.
Com mais de 26.000 locadoras em todo o Brasil, distribuídas por mais de 5.500 municípios, o mercado de locação ainda oferece grandes oportunidades de crescimento. No entanto, uma competitividade crescente exige que os empresários estejam preparados e bem informados sobre as melhores práticas para garantir o sucesso das suas operações. E foi exatamente isso que o Alugar Piracicaba proporcionou.
Fonte: Marot Gandolfi
Leia mais
Entenda a crescente mobilização do setor de construção civil em prol da sustentabilidade
Startup brasileira transforma gestão de EPIs com tecnologia de automação