As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são essenciais para o setor de construção, especialmente no que diz respeito à segurança, qualidade e padronizações. Hoje, existem quase 900 documentos da ABNT relacionados à construção civil. Dentre as normas mais recentes, destaca-se a que aborda o tema ESG.
Por conta da importância destas normas para o mercado de engenharia e construção civil, o Sistema Confea/Crea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/ Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e Mútua alcançou um marco significativo ao firmar um acordo histórico com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esta iniciativa dá acesso irrestrito ao conteúdo normativo para os profissionais registrados e em dia com o Sistema. Anteriormente, a disposição permitia apenas 60 minutos de acesso prévio às normas.
Na opinião de Vinicius Marchese, presidente do Confea e engenheiro de telecomunicações, essa é uma parceria que chega direto na ponta, beneficiando por completo o profissional da construção civil. “O engenheiro que está no campo anda com a norma ABNT embaixo do braço e, nessas horas, ele se lembra que o Confea está aqui para ser parceiro dele”, destaca Marchese.
Válido para todos os CREAS
A atualização do contrato, que inclui também as normas da Associação Mercosul de Normalização (ANM), foi realizada em 28 de fevereiro, após a adesão de todos os Creas do Brasil.
De acordo com o Sistema Confea/Crea, essa iniciativa enaltece o compromisso do Sistema em oferecer suporte aos profissionais, considerando que estes lidam regularmente com as normas da ABNT. Um exemplo disso é o ano de 2023, quando o site da Associação registrou um total de 242.193 horas de pré-visualização de normas, representando um aumento significativo de 544% em relação a 2022.
Outro benefício oferecido é o desconto de 66,6% para adquirir as normas em formato impresso. Além disso, estes profissionais têm a oportunidade de adquirir cursos oferecidos pela ABNT com 50% de desconto.
Normas mais recentes para a construção civil
Veja algumas das normas ligadas à construção civil mais novas ou que passaram por atualizações recentes:
- Atualização da norma ABNT NBR 14725: estabelece novas diretrizes para classificação de perigo, rotulagem e a nova Ficha com Dados de Segurança (FDS).
- Norma ESG (ABNT PR 2030): apresenta conceitos, diretrizes, critérios de avaliação e orientações para organizações no contexto da agenda ESG (ambiental, social e de governança).
- Atualização da NBR 6118: A norma-mãe que rege o uso do concreto passou recentemente por um processo de revisão e de consulta popular.
- NBR 17170 de 12/2022: esta norma define diretrizes para o incorporador, construtor ou prestador de serviços de construção em edificações de toda natureza de uso.
- NBR 7211 – Agregados para concreto – Requisitos: ela se dedica a definir os requisitos para produção e recepção dos agregados miúdos e graúdos destinados à produção de concretos de cimento Portland.
Fonte: Portal Massa Cinzenta/Cimento Itambé
Leia mais
Campinas registra crescimento de 23% na contratação de unidades do MCMV em 2023
A Lei 14.831/24, o Certificado “Empresa Promotora da Saúde Mental” e as tendências de ESG no Brasil