Muitas empresas aproveitam determinadas épocas do ano para reforçar suas ações sociais ou estruturar o tema para integrar seu planejamento estratégico do próximo ano. No entanto, nem sempre é possível mensurar o impacto delas, pelo fato de serem feitas, em grande parte, de forma isolada, o que dificulta até mesmo inseri-las nos critérios de compliance e auditoria.
Andrea Moreira, CEO da Yabá Consultoria, focada em projetos ligados à ESG nas empresas, conta que, ao observar esse tipo de comportamento, decidiu investir na criação de plataformas que ajudam a simplificar e sistematizar esses processos dentro das empresas. “Muitas vezes, as empresas apenas fazem as suas doações e não têm ideia do impacto social delas e para a sua própria organização – e até mesmo do que poderia ser doado ao longo do ano. Entendi que a tecnologia poderia ajudar nesse processo, deixando tudo isso mais organizado”.
A plataforma Jeito de Ajudar, criada em 2018, tem como intuito fazer a ponte de contato entre empresas que querem fazer doações e as ONGs que estão em busca delas. Adequada a todo tipo de empresa, a solução é inserida no site das empresas, no qual as ONGs podem fazer seu cadastro e seu pedido de doação. “A solução possibilita que todos os pedidos de doação, que muitas vezes chegam por e-mail, nas lojas (no caso do varejo) ou nas redes sociais fiquem concentradas em um único canal, facilitando a sua organização, avaliação e resposta”, explica Moreira.
“As empresas do varejo, por exemplo, podem usar essa plataforma para receber o pedido de doações, fazendo a distribuição dos pedidos para os pontos de venda mais próximos. Isso envolve não somente organização, mas também uma ajuda que será mensurada legalmente nos processos da empresa”, complementa.
Um dos cases de sucesso de aplicação do Jeito de Ajudar acontece na rede Leroy Merlin, que desde o início da criação da plataforma está utilizando para para organizar melhor as doações de suas lojas. “Os colaboradores fazem a avaliação das solicitações, se conseguem apoiar, sinalizam se sim ou não, fazem a separação dos itens e emitem a nota fiscal para a ONG que faz a retirada. Normalmente, são doados produtos de mostruário que vão ser trocados, alguns com defeitos mínimos ou que estão em desuso. A plataforma fica ativa o ano todo para que essa movimentação não ocorra somente no fim do ano”, conta Andrea.
A CEO da Yabá brinca que a Jeito de Ajudar funciona como um Tinder. “Ela dá match entre ONGs que precisam de determinadas doações e com empresas que têm esses itens para doar. As empresas conseguem escolher as ONGs com quem elas querem se relacionar”.
Impostos para o bem
Outra solução desenvolvida pela Yabá e que pode integrar o planejamento estratégico das empresas em 2024 é a plataforma Incentivados, que faz a conexão empresas que querem destinar os recursos obtidos com impostos – IR, IPTU, ICMS, ISS, entre outros – com projetos ligados a áreas como esporte, cultura, direito da criança, adolescentes, idosos e saúde.
Andrea diz que muitas empresas querem usar esse dinheiro para dialogar com seus diferentes públicos de interesse, em especial do entorno das suas operações, mas não sabem por onde começar. “É uma oportunidade para se relacionar com diferentes públicos, conectar sua marca e seus colaboradores com causas e projetos que sejam relevantes para a sociedade, além de terem sinergia com a empresa”.
Na plataforma Incentivados, as ONGs fazem seu cadastro e submetem seus projetos para avaliação das empresas. “Nós fazemos a curadoria dos projetos buscando conectar a missão do projeto ao propósito da empresa. A plataforma é um meio para sistematizar o processo, contudo, asseguramos atendimento humanizado contínuo, pois, muitas organizações precisam de orientações mais explícitas e as empresas sabem que para ajudar precisam apoiar de forma genuína e generosa. Para nós da Yabá, a curadoria de projetos é um cuidado com os projetos, processo e com as pessoas, sendo esta a base do ESG e do bom investimento social”, conta a especialista.
Além da seleção estruturada de projeto, também fazemos monitoramento, formação/mentoria para os líderes, consolidação de resultados e impacto social. A ideia é que, de fato, as empresas estabeleçam relacionamentos duradouros com as organizações e ajudem de fato no desenvolvimento social de forma sustentável.
A plataforma Incentivados pode ser personalizada de acordo com a demanda de cada empresa. “É importante que os executivos compreendam isso, pois ela vai representar a marca dele junto à sociedade, reforçar seu branding, com acolhimento, escuta ativa e afetiva e não somente com os benefícios da tecnologia”, diz.
Mensurar o impacto social é fundamental atualmente, segundo ela. “Para construir uma sociedade melhor é preciso ter escala, mas junto a ele é fundamental praticar a gentileza, o atendimento humano qualificado, o que ajuda a respeitar a pluralidade do Brasil”, referindo-se a projetos que ocorrem em várias regiões do país.
A área de Incentivados da Yabá conta com clientes de grande porte, como a Leroy Merlin, GDM, Grupo Accor, Pfizer, entre outras.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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