Rede hoteleira inova ao centralizar comunicação interna nas redes sociais

O Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo. Segundo uma pesquisa da Consultoria em Marketing Digital Conversion (2021), os brasileiros passam, em média, quatro horas e oito minutos por dia conectados. Consequentemente, as redes sociais passaram a fazer parte da vida das pessoas e se tornaram um canal de informação.

Diante deste cenário, a equipe de Recursos Humanos da B&B HOTELS Brasil enxergou no novo comportamento um espaço a ser explorado. De acordo com Flávia Lorenzetti, CEO da rede francesa no  país, a companhia decidiu centralizar as comunicações internas pela rede social Instagram, por conta da facilidade de acesso e da familiaridade dos colaboradores com a plataforma. “Criamos uma conta fechada, apenas para quem trabalha na B&B HOTELS. Nela, realizamos lives educativas, que depois ficam salvas no feed, e também postamos comunicados importantes. Informações que, antes chegavam apenas por e-mail, agora também estão sendo disponibilizadas pela rede social, garantindo, além de educação e cultura, que todos da companhia estejam alinhados com as diretrizes”, explica a CEO.

As lives, disponíveis para os  164 colaboradores da rede, têm temáticas diferentes, como boa alimentação e educação financeira, e são sempre apresentadas por especialistas no assunto. 

Além de inovar na maneira de se comunicar com os funcionários, a rede hoteleira criou outras políticas que colocam os colaboradores no centro da gestão. Uma das iniciativas foi a criação do Clube do Livro, quem quiser participar, recebe o exemplar de forma totalmente gratuita. Cada mês, uma publicação é escolhida e os participantes se reúnem de forma virtual para compartilhar suas impressões. “Eu mesma participo do clube e sou a maior incentivadora”, afirma Flávia. “Além de ser uma experiência enriquecedora, é uma maneira de me aproximar das equipes que atuam nas mais diversas áreas dos hotéis. Pessoas que, no dia a dia, nem sempre eu tenho um contato direto”.  

O hotel também reformou a sala de descanso e criou uma biblioteca comunitária, onde todos conseguem trocar livros entre si. Além disso, foi criado o “Family Lunch”, almoço mensal que junta todos que trabalham na  mesma unidade no intuito de integrar os colaboradores e comemorar os aniversários do mês. 

Sandra Yokoyama, Coordenadora de RH e DP da B&B HOTELS Brasil, explica mais sobre os benefícios e ações implementadas: “Criamos uma cultura organizacional voltada ao nosso ‘propósito’ para priorizar os colaboradores e trazê-los para frente da marca. Também ampliamos benefícios, como o aumento em 70% do vale-refeição e criamos um Plantão RH, onde fico disponível on-line uma vez por semana, durante uma hora, para que os colaboradores possam tirar dúvidas. Para além disso, nós priorizamos a saúde mental de todos, para que tenham espaço para se colocar”.

As novas ações da rede impactaram diretamente no turnover da empresa, que diminuiu, no último ano, cerca de 43%, quando se compara o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período de 2021. “Para reter talentos e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, é necessário criar um espaço que valorize os colaboradores. Tenho certeza que, no final, a satisfação deles também reflete diretamente na nossa retenção de clientes e receita final”, afirma Flávia Lorenzetti, CEO da B&B HOTELS Brasil. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

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