O Brasil é um dos líderes mundiais em obras sustentáveis. De acordo com o ranking elaborado pelo Green Building Council Brasil (CBC), em 2022, nosso País fica atrás apenas de nações como a China, Emirados Árabes e Estados Unidos. Além disso, um estudo do Conselho Internacional da Construção (CIB), revelou que mais de um terço dos recursos naturais extraídos no Brasil são para a indústria da construção.
A fim de impulsionar ainda mais esse movimento de expansão das construções sustentáveis em solo brasileiro, os empresários Leandro D’Lucca, sócio da incorporadora Alphaz Concept, que agrega as linhas Alphaz Tijolos Ecológicos e Alphaz Technologies, e Artur Zaltsman, CEO da construtora Zaltsman, firmaram uma parceria em prol de ampliar a adoção de materiais sustentáveis na construção civil.
A sustentabilidade na prática em obras e reformas
“Quando falamos sobre os benefícios dos tijolos ecológicos, é importante ter em mente que estes reduzem em até 90% o consumo de água, dispensam a queima de carvão e diminuem a utilização de argamassa no canteiro de obras. Eles são feitos com areia, terra e resíduos de obras. Além disso, optar pelos tijolos ecológicos também é uma alternativa assertiva sob o aspecto financeiro, uma vez que o investimento feito na compra dos tijolos ecológicos representa redução de custos em até 80% com cimento, 50% com ferros e 95% de madeira”, explica Leandro D’Lucca, fundador da Alphaz Tijolos Ecológicos.
A Alphaz Technologies é uma linha de produtos com itens que utilizam água de reuso na formulação, não contêm substâncias contaminantes e nem compostos que possam prejudicar a saúde de aplicadores e moradores. Dentre eles, há a argamassa polimérica, o reboco pronto (regularizador de paredes) e o cimento queimado. A intenção é de que empreendimentos sejam projetados com produtos de construção sustentáveis, saudáveis e tecnológicos. E que possibilitem um estilo de vida mais consciente por parte dos proprietários.
Os materiais sustentáveis que já estavam no DNA dos imóveis da Alphaz Concept, com a parceria também passaram a fazer parte das construções da Zaltsman. E a proposta da parceria vai além, o objetivo é tornar essas soluções ecológicas acessíveis, tanto no varejo para pessoas que estão reformando suas casas, até para grandes empresas da indústria da construção civil.
Para Artur Zaltsman, essa parceria representa uma junção de propósitos em prol de um bem em comum. “Nós não poderíamos estar mais realizados com essa parceria. Além de todos os produtos da Alphaz Technologies e Alphaz Tijolos Ecológicos serem extremamente benéficos tanto para quem fará uso da moradia quanto para o meio ambiente, estamos trabalhando com pessoas que estão conectadas em essência com o mesmo propósito”, revela Arthur.
“Precisamos repensar a maneira como construímos e reformamos, hoje a tecnologia e a inovação nos permitem ter qualidade aliada a preservação do meio ambiente nas obras e, tudo isso, com mais economia. A nossa união vem para ampliar o uso e o acesso a esses materiais sustentáveis”, ressalta Leandro.
Analisando a proposta dos produtos, o CEO da Zaltsman não teve dúvidas na hora de firmar a parceria. “Estamos falando de uma oportunidade clara do melhor cenário possível: otimização de custos, compromisso com a sustentabilidade e com a qualidade de moradia das pessoas”, finaliza Arthur.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia mais
IPC-S acelera a 0,34% na 1ª quadrissemana de outubro, de 0,27% no fim de setembro, diz FGV
Estimativas do mercado para inflação e PIB permanecem estáveis