Varejistas de construção civil utilizam canais remotos e digitais para vendas

Em levantamento recente, a Juntos Somos Mais , joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, buscou entender o nível de digitalização das lojas de materiais de construção civil ao longo das diferentes regiões do Brasil. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de agosto via e-mail com 1014 proprietários varejistas da construção distribuídos pelo Brasil. Entre os achados foi visto que a grande maioria das lojas vende por canais remotos ou digitais (95%), sendo que 92% afirmam vender por Whatsapp. Por outro lado, a penetração via canais digitais é menor, apenas 12% vendem em marketplaces e sites próprios.

O estudo também avaliou a representatividade dos canais remotos ou digitais, no qual atualmente 25% do faturamento é proveniente de vendas remotas e 2% de canais totalmente digitais. No entanto, entre as lojas que vendem digitalmente, identificamos que até 43% do faturamento delas pode ser proveniente de vendas remotas ou digitais, sendo que marketplace e/ou o site próprio respondem por 16% do total das vendas. Ivan Ormenesse, Head de Inteligência e Data Analytics da startup, comenta que “27% do faturamento dessas lojas já é proveniente de vendas remotas ou digitais, que é um número bastante representativo para o setor que ainda é bastante offline e analógico. Por conta disso, ainda temos muito espaço para inovar e a Juntos Somos Mais atua nesse sentido: fortalecendo todo o ecossistema e trazendo a digitalização para o dia a dia dos varejistas de construção”.

Faturamento dos varejistas

Vale notar que, quando uma loja explora mais as possibilidades vendendo remoto e digitalmente, a possibilidade de ganho de faturamento é muito maior. Inclusive, 85% dos proprietários concordam que os canais remotos e digitais ajudaram a conquistar novos clientes e 84% afirmam que os mesmos ajudaram a aumentar vendas. “Esses números mostram que o segmento já possui uma boa abertura para a transformação digital, mesmo que a compra presencial ainda seja importante. Com a Covid-19, muitas empresas tiveram grandes avanços tecnológicos e, a partir de agora, cada vez mais a digitalização será mais rápida. Além disso, vemos um grande diferencial no setor de construção civil: a valorização que as pessoas passaram a ter por seus lares e cômodos. A inovação, com toda a certeza, chegou para ficar nesse segmento”, comenta Fábio Viegas, Chief Loyalty Officer da startup.

A startup comemorou, em setembro de 2021, 7 anos do Juntos Somos +, considerado o maior programa de fidelidade para varejistas do segmento. Agora, a plataforma possui parcerias com 28 indústrias da construção e empresas de serviços, dialogando com mais de 1,2 milhão de membros em seu ecossistema, entre eles lojistas, vendedores e profissionais de obra.

Atualmente, as principais gerações de receita da empresa vêm do programa de fidelidade Juntos Somos + e, também, da Loja Virtual, o maior marketplace B2B do setor com mais de R﹩ 8 bilhões transacionados na plataforma.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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