Rental News | Confira nossa publicação mensal

16

Jan 2018

Você espera que o cliente alugue seus equipamentos porque seu site está otimizado? Cuidado!

O site é o cartão de visitas da sua locadora. Não é segredo para ninguém e hoje há várias empresas […]

O site é o cartão de visitas da sua locadora. Não é segredo para ninguém e hoje há várias empresas e profissionais aptos a desenvolver um bom site, de fácil navegação e que siga as regras dos principais mecanismos de busca para facilitar a vida dos seus clientes, empreiteiros, mestres de obras, construtoras e indústriais que procuram por equipamentos como os que você aluga.

A pergunta que você deve se fazer sempre, digo sempre, porque as regras mudam frequentemente, seu site é encontrado por clientes em potencial? Ou você fez seu novo site e pronto, acabou ai. Faça esta pergunta toda segunda-feira. É uma dica preciosa.

– A URL é amigável?

– A otimização está funcionando?

– A tag title está feita da melhor forma?

– O conteúdo está sendo atualizado?

– A versão mobile é eficiente?

O site por si só não faz milagres, mesmo se você investir uma verba considerável no Google Adwords. Lembre-se que você e as outras 5.000 locadoras no Brasil também usam este  recurso.

No mercado como está atualmente é difícil sobreviver ficando numa posição passiva, esperando que o cliente ligue ou envie um e-mail. A estratégia precisa ser pró-ativa.

Você, locador, conhece mais do que ninguém seus equipamentos e suas funcionalidades. O cliente, com raras exceções, sabe tecnicamente as especificações das máquinas. Ele precisa do equipamento para executar determinada tarefa e pronto. Você e sua equipe sabem qual é o produto adequado para a necessidade dele. Este é o seu maior diferencial.

Garantir equipamentos de alta performance, entrega rápida, troca imediata, preço bom e condição de pagamento, qualquer locadora deve oferecer, é condição fundamental para estar no mercado. Mas identificar a real necessidade do cliente e oferecer a solução é para quem sabe e você sabe.

Existem hoje em dia diversas ferramentas que inseridas em seu site ampliam as oportunidades de negócios, mas dependem da sua pró-atividade.

Por exemplo, há uma ferramenta chamada Feedback que pode ser inserida nas principais páginas do seu site. Ela rastreia cerca de 70% dos emails dos visitantes. Você consegue analisar diariamente quem entrou e por qual páginas passou. Que ótimo! E o que você faz com isso?

Analise comigo, sabendo que um possível cliente entrou no seu site e passou por betoneiras, projetores de argamassa, vibradores de imersão, acionadores, cortadores de piso, você já pode identificar que ele procura por equipamentos para concretagem, concorda?

Envie um email para ele, ou melhor, entre em contato com ele. Ao identificar o email do cidadão, você encontrará o domínio, logo saberá a empresa que ele trabalha. Entre no site dele e procure o telefone. Ligue, pergunte qual é a obra dele, o estágio em que está, qual sua necessidade e mostre que você tem a linha completa para concretagem, além de outras se for o caso, e sabe orientar qual o melhor equipamento para ele resolver o problema, garantindo a produtividade da obra.

Agora, você vai dizer que isso exige tempo, tempo esse que você não tem. Tempo, quando organizado, encontra-se, principalmente para as coisas importantes. Lembre-se que se só liquidamos os assuntos urgentes, os importantes, que são aqueles que fazem com que a locadora cresça e se estabeleça cada vez mais no mercado, são deixados de lado. O maior perigo de todos!

Você já pensou na possibilidade de ter uma pessoa focada nesse trabalho, que pode fazer este serviço de analisar diariamente o relatório, identificar os clientes, encontrar seus telefones e fazer o contato? Sem contar que isso abastece seu banco de dados, o bem mais precioso da sua locadora, acredite. Equipamentos a maior parte das locadoras tem em grande volume, mas contatos quentes, clientes em potencial, é um trabalho diário de captação. Existem várias formas de contratar esse tipo de profissional, integral, partial time, terceirizado. O importante é ter essa pessoa, focada nessa prospecção, pois quem cuida do comercial, visitando clientes, montando propostas, negociando, não tem tempo de fazer uma prospecção desse tipo.

Todos tem pressa, eu, você e todos os seus clientes. Resolva o problema dele, mas para isso identifique o que ele precisa. Monitore a visitação de seu site, identifique os interessados e seja pró-ativo no contato. Siga essas dicas e aumente muito suas locações.

Na próxima coluna falarei sobre Chat no site e E-book. Você tem estas ferramentas? Usa? São  excelentes estratégia para captar nossos clientes.

Um produtivo e maravilhoso 2018 para todos e a volta por cima depende muito de nossas atitudes!


Marot Gandolfi

Jornalista, proprietária da Planeja Comunicação Completa e Marketing Assertivo, assessora de imprensa da ALEC há 8 anos

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Mais Rental News