Rental News | Confira nossa publicação mensal

20

Fev 2018

O maior desafio – mais locadoras para ganhar força no mercado

Participei ativamente da Associação desde sua fundação. Sempre estive presente, atuando em diversas diretorias executivas e setoriais. Vem de família, […]

Participei ativamente da Associação desde sua fundação. Sempre estive presente, atuando em diversas diretorias executivas e setoriais. Vem de família, meu pai já foi presidente da ALEC, entendemos a importância do associativismo.

Trabalho no mercado de locação há mais de 47 anos, desde a fundação da minha empresa, Locatec e vi de perto todos os estágios e evolução do setor rental.

Há 26 anos, quando a ALEC foi constituída, o mercado de construção civil estava em plena expansão e a locação, já muito comum nos Estados Unidos e Europa, aqui dava seus primeiros passos. A Associação foi criada para profissionalizar o segmento que começou a crescer desordenadamente que precisava de alguma forma atender à demanda crescente.

De lá para cá, foram períodos de grande procura por equipamentos e o setor aumentou substancialmente. Infelizmente, a profissionalização não acompanhou.

Já há alguns anos, que estamos passando por um periodo difícil, ficou mais do que claro que é preciso unir forças. E, a ALEC, promove isso. Locadores de todos os portes, em todas as regiões do Brasil, juntos podem conquistar um espaço enorme no mercado, posicionando-se fortemente no segmento da construção civil.

Normas de segurança, procedimentos, impostos não cabíveis, práticas éticas, são alguns dos tópicos que já conquistamos, a custa de muito esforço, trabalho e dedicação de profissionais voluntários, ao longo da nossa jornada. Mas falta muito ainda.

Há, por incrível que possa parecer, locadores que não sabem quanto faturam, que alugam por preços que não pagam seus custos, simplesmente porque não tem noção de quanto custa seu negócio.

A ALEC vem acompanhando de perto a evolução do mercado, bem como as necessidades de seus associados e de seus clientes – construtoras, empreiteiras, indústrias.

Criamos recentemente um grupo no Whatsapp para permitir a comunicação rápida e instantânea com o objetivo de transmitir informações sobre golpes e furtos, infelizmente tão comuns em nosso setor. Desta forma, muitas locadoras se livraram de enormes problemas.

A quantidade de profissionais que solicitou participação comprova quanto o setor é carente de informação, dados estes que a ALEC proporciona aos seus associados.

A proposta para a minha gestão é dar continuidade do trabalho que já vinha sendo feito e ampliar mais ainda as ações da ALEC, contando com uma participação maior e mais efetiva dos associados, condição imprescindível para termos resultados positivos.

Precisamos de mais locadoras associadas para ganhar mais voz e conquistar um espaço maior na economia do país.

Conto com vocês.


Ronaldo Max Ertel
Presidente ALEC

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Mais Rental News