Rental News | Confira nossa publicação mensal

22

Jul 2016

Método Lean – Sua locadora organizada como a Toyota

Em momentos de turbulência é que a empresa percebe a importância de ter o controle de custos. A franquia Casa […]

Em momentos de turbulência é que a empresa percebe a importância de ter o controle de custos. A franquia Casa do Construtor implantou o Sistema Lean em suas lojas. Começou com uma, depois seis, depois de vinte e vinte. Conseguiu nesta época tão difícil de receber, diminuir a inadimplência em 2,5%. Conversamos com o consultor Marcos Fabris que contou o que é este Sistema, como começou, as vantagens e a importância dele em uma locadora.

Na crise do petróleo em 1973, muitas empresas quebraram. A Toyota, ligada ao ramo automotivo, começou a chamar a atenção das grandes dos Estados Unidos, como a Crysler, GM e Ford, porque ganhava mercado dentro de um sistema altamente adaptável e flexível de manufatura.

Na década de 80, foram feitos muitos estudos e visitas à fábrica para conhecer o que era chamado de TPS – Sistema Toyota de Produção para copiar suas ferramentas. Sem sucesso, não houve continuidade nos programas, porque o Sistema não se transformava em cultura organizacional.

Em 1982, a GM formou uma joint-venture com a Toyota em uma planta nos Estados Unidos, a NUMMI – New United Motors Manufacturing, próximo a San Francisco, na Califórnia.

A empresa americana queria adquirir o Sistema Toyota de Produção e implantá-lo. A Toyota por sua vez enxergou uma oportunidade de fabricar seus carros em solo americano e suplantar as altas taxas de importação que eram impostas. Foi um grande sucesso! A fábrica que estava quebrada, em dois anos se transformou na melhor empresa do grupo GM, quebrando também um grande paradigma “isto só funciona no Japão, pois lá a cultura é diferente”, transformando uma cultura ocidental resistente a mudanças e altamente sindicalizada.

Em 1987, o termo Lean foi introduzido, sendo uma combinação das boas práticas da Toyota e seus métodos de gerenciamento. Na sequência, em 1996, o livro “Lean Thinking” foi publicado trazendo para o grande público, de forma simples, os princípios do sistema.

Lean não é um método, é um sistema. Como sistema, é composto de ferramentas, avaliações,processos, conexões e, no core principal, a mudança cultural através de uma nova forma de pensar – ele é transformador.

Construído através de princípios e regras, qualquer segmento de mercado pode ser estruturado e transformado. Lean quebrou muitas barreiras, atualmente hospitais, varejo, serviços e indústria se apropriam do Sistema para alavancar resultados.

Em locadoras, com certeza, ele se encaixa perfeitamente. Foi implantado na franquia Casa do Construtor, a primeira franquia a adotar o Sistema.

As vantagens em implantar o Lean são a estruturação dos processos, quebra dos feudos dentro da empresa, sinergia e formação de equipes de alta performance, simplificação na forma de trabalhar, maior controle do negócio, desenvolvimento da liderança, adaptabilidade e flexibilidade para enfrentar os desafios do mercado, operação mais enxuta e com ganho de resultados.

A implantação é gradativa com uma visão clara da jornada, seu tempo, estrutura envolvida, resultados de curto, médio e longo prazo.

Quatro pontos são cruciais para este trabalho:
* Uma visão clara do estado atual da empresa e aonde ela quer chegar: seu estado ideal
* Uma metodologia de implantação robusta e transparente
* Comprometimento da alta direção, dando suporte e validando as mudanças
* Desenvolvimento da liderança nas franquias para sustentar o engajamento das equipes

Na situação econômica e política em que o país se encontra, se a empresa não estiver bem estruturada, não consegue sobreviver.

MARCOS HENRIQUE FABRIS
Diretor da Deploy Lean, Engenheiro Mecânico com Pós-Graduação em Gestão da Produção. Especialista em Métodos e Processos, Gerenciamento de Operações Complexas, Executive Coach, representante do Lean Learning Center no Brasil e 16 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de Gestão Lean em empresas no Brasil e EUA.

Patrocínio
anuncio_monteli

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Mais Rental News