Rental News | Confira nossa publicação mensal

17

Mai 2016

COMPACTADOR DE SOLO É FUNDAMENTAL NA PRIMEIRA FASE DA OBRA

A máquina Compactador de Solo também conhecida como Compactador de Percussão, Sapo ou Sapinho, é muito utilizada na primeira fase […]

A máquina Compactador de Solo também conhecida como Compactador de Percussão, Sapo ou Sapinho, é muito utilizada na primeira fase da obra em que normalmente está se executando o processo de preparo do terreno e terraplanagem para recebimento da fundação, aterros, meio-fios, valas, oleodutos e estrutura de tubos de instalação de esgoto e água. A máquina é utilizada para compactar, alinhar o terreno, obter maior densidade do solo e resistência de capacidade de carga, uma vez que com o terreno compactado há menor risco de o terreno ceder, danificando pisos e tubulações.

O compactador é utilizado nos mais variados tipos de terreno como: saibro, terra, areia, cascalho entre outros e funciona da seguinte forma: o torque gerado pelo motor, que pode ser a combustão ou elétrico, é convertido em movimento recíproco pelo conjunto de engrenagens, passando pela sapata do compactador por meio do cilindro do conjunto. Mesmo não sendo um equipamento muito grande, tem capacidade de aplicar uma grande força de impacto de compactação.

Por ser uma máquina que trabalha em movimento, o compactador de solo foi desenvolvido para manter o balanceamento ideal, de modo que não tenha influência no funcionamento da máquina em movimento em quanto a mesma pula, sem alterar a força do impacto desejado.

Existem outras formas de se compactar o solo e a forma escolhida dependerá dos seguintes fatores: tipo do solo, tamanho e utilização posterior da área a ser compactada. Pode-se usar, além dos compactadores de solo, as placas vibratórias ou compactadores que podem ser de funcionamento unidirecional ou reversível, além de rolos compactadores.

As placas vibratórias tem como princípio a aplicação de vibração no solo a ser compactado, fazendo com que as partículas do solo cedam e os espaços entre elas sejam eliminados, fazendo o solo ficar mais compacto, tendo menor capacidade de carga do que o solo compactado pelo compactador.

O rolo compactador também tem sua atuação conforme a placa vibratória, transmitindo a vibração ao solo para que este se compacte, porém com o incremento do peso da máquina, por serem densas e pesadas.

As características do Compactador de Solo são definidas pelos seguintes itens:

– Frequência: determina quantas vezes a sapata do conjunto de compactação se move de cima para baixo em um dado período de tempo. No caso dos compactadores de solo utiliza-se a medida de golpes por minuto ou hertz.

– Amplitude: é o deslocamento vertical que a sapata efetua ao vibrar. Quanto maior é a amplitude maior é a força de impacto. Materiais mais densos necessitam equipamentos com maior amplitude, enquanto para materiais mais fáceis de compactar deve-se utilizar equipamento com menor amplitude a fim de evitar sobre compactação.

– Massa/Peso vibrante: é a soma do conjunto de peças que vibram durante o funcionamento. Quanto maior a massa maior o poder de compactação.

Recomenda-se que o compactador de solo seja operado apenas por pessoas treinadas e que tenham pleno conhecimento de suas funcionalidades, uma vez que sua operação em condições adversas poderá danificar o equipamento e causar lesões graves ao operador.

Para maior durabilidade de qualquer equipamento, recomenda-se que seja feita a inspeção/manutenção diária no equipamento, checando nível de óleo do conjunto de compactação e do motor, nível e qualidade do combustível, nível de sujeira no filtro de ar, limpando-o ou efetuando a troca, se necessário, e as manutenções periódicas, conforme informadas nos manuais de operação fornecidos pelos fabricantes.

Edson Marcellino
Supervisor Comercial da EMIT

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Mais Rental News