Rental News | Confira nossa publicação mensal

18

Mai 2018

Bcredi alerta para retomada do mercado imobiliário

Muito se tem falado sobre a recuperação econômica do país e os indicadores são, de fato, animadores, apontando para a […]

Muito se tem falado sobre a recuperação econômica do país e os indicadores são, de fato, animadores, apontando para a retomada do mercado imobiliário. Para quem deseja comprar um imóvel, o cenário é ainda mais favorável: a hora de comprar imóveis por um bom preço e garantir um bom investimento é agora.

Essa retomada acontece porque o mercado imobiliário brasileiro transita em ciclos, que se baseiam na oferta e demanda de imóveis, em uma lógica de movimentação que ocorre desde a década de 1980. Os ciclos referem-se a quatro fases que o setor enfrenta: Expansão, Excesso de Ofertas, Recessão e Recuperação.

Após um período de grave crise econômica e recessão, que teve seu auge em 2015, agora o mercado ingressa novamente em um novo ciclo de recuperação. De acordo com o Índice FipeZap, o preço médio dos imóveis residenciais registrou uma queda real de mais de 5% em 2016, maior recuo observado desde que foi iniciado o registro destes dados, em 2012.

Ainda que somente esse número seja insuficiente para cravar a mudança de fase no ciclo, a queda acentuada nos preços é um forte indício de que o ciclo de baixa está chegando ao fim.

Essa mudança está diretamente ligada à retomada da confiança e à recuperação econômica do país, que devem estimular a expansão da oferta de crédito e a recuperação dos preços dos imóveis.

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Mais Rental News