Rental News | Confira nossa publicação mensal

26

Abr 2017

Abrir uma locadora agora – visão de negócio ou loucura?

O momento é difícil para todas as atividades, o segmento da construção foi, sem dúvida, um dos mais atingidos por […]

O momento é difícil para todas as atividades, o segmento da construção foi, sem dúvida, um dos mais atingidos por essa crise.

construcaocivil-blog-da-engenharia

Depois de 28 anos nesse mercado, passando por vários planos econômicos, não vi outra coisa a fazer do que começar novamente.

Em 1990, já trabalhava no segmento de construção, vivenciei um dos planos econômicos mais difíceis, o do governo Collor, vim para São Paulo com o desafio de abrir uma filial para alavancar os negócios, uma vez que o mercado havia parado, sem nunca ter estado no Estado. Depois de alguns anos já tínhamos sete filiais no estado.

Acredito que nos momentos difíceis é que temos de mostrar nossa capacidade de superação. Quando as coisas estão boas, entramos na zona do conforto, além da oportunidade de negócios que aparece levando-se em consideração que as indústrias também estão passando por dificuldades.

Na minha opinião, o setor rental não vai voltar ao que era no passado. As margens eram boas e não existia uma indústria voltada para atender o mercado como acontece hoje. Lembro-me de uma ocasião em que havia poucos fabricantes de betoneiras e precisávamos fazer uma compra. Tivemos de entrar numa fila aguardando mais de 30 dias para começar a entregar nosso pedido. Isso não acontece hoje! Se fizer um pedido de betoneiras hoje, amanhã está na loja.

Devemos sentir uma retomada do mercado a partir do segundo semestre de 2018, antes disso o mercado não vai estar aquecido.

As locadoras que resistirão a este cenário são aquelas cujo seu custo é enxuto, não estão alavancadas e sua frota não está comprometida. Quem ainda não fez o dever de casa deve fazer de imediato, essas conseguirão passar por esse momento de turbulência.

A crise é de confiança. Enquanto o governo não passar tranquilidade para o mercado, para que o investidor volte a apostar, gerar empregos e a economia girar, o mercado não vai reagir. O governo tem que passar confiança para o mercado.

 

A ALEC é uma instituição formada por locadores para locadores. Quando participamos de uma reunião, trocamos experiências, conhecemos colegas que estão passando pelas mesmas dificuldades, sabemos que os problemas são comuns nas empresas, mas a experiência e criatividade de cada um faz com que superemos e encontremos as soluções. Isso nenhuma escola ensina.

 

Além disso a troca de informações que a ALEC fornece é muito importante, como empresas que aplicam golpe, clientes inadimplentes, treinamentos e fornecedores parceiros.

 

Agora, mais do que nunca, é hora de se juntar, ouvir e agir.

 

hamilton
Hamilton Abdala
Concreto Locadora

 

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Mais Rental News