Rental News | Confira nossa publicação mensal

29

Set 2016

A IMPORTÂNCIA NOS RESULTADOS DA BUSCA ORGÂNICA

Muito se fala em resultados no Google, em como aparecer na primeira página, o tal do link patrocinado e como […]

Muito se fala em resultados no Google, em como aparecer na primeira página, o tal do link patrocinado e como obter o melhor resultado na busca orgânica.

MAS O QUE É A TAL DA BUSCA ORGÂNICA?

É o processo que faz com que os usuários da internet possam realizar pesquisas na rede através das listagens dos mecanismos de busca e o resultado aparece na telinha do seu computador ou celular sem ser o anúncio ou link patrocinado.

Ou seja, é possível aparecer na primeira página do Google sem ter que investir em palavras-chave ou anúncios.

PERFIL DO USUÁRIO DE BUSCA

• Usuários de mecanismos de busca tendem a acessar primeiro os links nos resultados de busca orgânica, não encontrando o que procuram, só então acessam as páginas de anúncios pagos (anúncios patrocinados)
• Em média 9,2 resultados são vistos antes do usuário dar o primeiro clique
• Em média os consumidores gastam 10.4 segundos em uma página para ver resultados de busca
• Usuários em busca de efetuar transações vêem mais resultados, 9,9 em média, contra 8,5 dos usuários que apenas buscam informações
• Compradores gastam mais tempo vendo resultados, 11,4 segundos em média, contra 9,4 segundos dos que apenas buscam informações.
Fonte: Wikipedia

ENFIM, QUEM APARECE NOS RESULTADOS?

A cada conjunto de palavras-chave digitado no Google, ele pesquisa em seu índice as páginas de sites relacionadas ao termo informado. Por meio de um algoritmo que envolve aproximadamente 200 variáveis, disponibiliza-se em uma fração de segundos os resultados classificados por relevância. O algoritmo do Google é atualizado e evolui constantemente para oferecer resultados cada vez mais relevantes aos usuários.

E QUEM NÃO APARECE NOS RESULTADOS?

O fato de um site não aparecer para determinada busca, não significa que ele não está indexado. Estas são algumas das causas para que sites não apareçam nos resultados:

• O site foi criado há pouco tempo e ainda não foi indexado pelo Google
• O site não possui nenhum link externo apontado para ele e o Google não tem como descobri-lo
• O site está indexado pelo Google, mas aparece mal classificado, por ter baixa relevância em relação aos termos digitados
• O site foi escrito em flash, java ou alguma linguagem que dificulte a indexação de seu conteúdo
• O site foi penalizado pelo Google, removido do índice ou aparece apenas em posições inferiores.

Para checar se um site está indexado, digite no campo de busca do Google: “site:www.o-seu-site.com.br”, substituindo “o seu site”, pelo domínio a ser pesquisado. Você verá as páginas que o Google armazenou em seu índice. Se a resposta for mensagem: “Sua pesquisa – site:www.o-seu-site.com.br – não encontrou nenhum documento correspondente”, significa que ele não foi indexado pelo Google e não aparecerá para qualquer busca.

Para um site aparecer na busca de determinada palavra-chave é importante que o Google tenha essa palavra no seu índice. Por exemplo, se quiser saber se um site está elegível para aparecer para a palavra “LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS”, digite site: www.o-seu-site.com.br “locação de equipamentos” na busca do Google e veja se algum resultado é encontrado.

COMO ESTAR NA PRIMEIRA PÁGINA DOS RESULTADOS DE BUSCAS ORGÂNICAS

MODIFICAÇÕES NO SITE

Com o intuito de fornecer, aos buscadores, informações que tornem um site relevante e importante ao tema pesquisado, algumas modificações são essenciais para o ganho de posicionamento de um site. Serão levadas em consideração estruturas de formatação, textos, palavras-chaves, rede de links, nomeação de figuras, vídeos, entre outros.

É importante que o site seja leve, com navegação fácil, texto único e que tenha conteúdo realmente valorizado, com densidade de palavras adequada para sua relevância. Assim, chegar à primeira página do Google se torna uma realidade.

MODIFICAÇÕES FORA DO SITE

Fora do site existe a necessidade de se criar uma rede sustentável de suporte para o ganho e manutenção do posicionamento.

Atualizações através de blogs e divulgações por notas de imprensa serão as principais responsáveis pela criação de backlinks, considerados fundamentais para o sucesso da otimização do site e ganho de posicionamento nos mecanismos de busca, ajudando o site a chegar à primeira página dos buscadores.

Não há desculpa para sua locadora não estar nos primeiros lugares dos sites de busca, sem precisar investir em links patrocinados e anúncios. Não precisa de mágica, mas precisa estratégia bem elaborada.

O mercado está reaquecendo e quem estiver bem posicionado vai legar vantagem.

Adriana Meira Pacini
Multifoco Comunicação e Marketing

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Mais Rental News