Notícias | Fique por dentro

24

Jan 2020

Programa de fidelidade do varejo da construção mais que triplica de tamanho em 2019

Reinvestimento no setor é foco do Juntos Somos+, adotado por 4 em cada 10 varejistas da construção

Notebooks, software de gestão e uma plataforma de inteligência de mercado. Esses são apenas alguns dos benefícios disponíveis para os varejistas participantes do Juntos Somos +, o maior programa de fidelidade do varejo da construção civil. O programa pertence à empresa Juntos Somos Mais, que também é detentora da maior plataforma de marketplace B2B do setor.

Em 2019, o Juntos Somos+ saltou de cerca de 120 mil membros para mais de 400 mil, crescendo mais de 3 vezes. O número inclui lojistas, vendedores de lojas e profissionais de obra, todos engajados no programa que visa a contribuir para o desenvolvimento e modernização do setor no Brasil. São ao todo mais de 65 mil lojas participantes – considerando que o Brasil conta com quase 140 mil lojas de construção, mais de 4 em cada 10 delas já estão cadastradas no programa.

O bom desempenho do programa não é algo novo: foi graças a seus resultados que passou de um projeto interno da Votorantim Cimentos, onde foi criado em setembro de 2014, a uma empresa independente que agregou a participação acionária da Tigre e da Gerdau em novembro de 2018.

Atualmente, o Juntos Somos + conta com 23 empresas participantes. Além das 3 acionistas, as empresas de serviços Santander, GetNet e Linx e outras companhias relevantes do setor de construção fazem parte do programa, como Vedacit, Eternit, Suvinil, Bosch, Casa do Construtor, Ciser, Ourolux, Cozimax, Corfio, Schneider Electric, Portal Solar, Marluvas, Brasforma, RenoveJá, Assa Abloy, Henkel e Instituto da Construção.

Em sua trajetória de crescimento, que envolverá o investimento de R﹩ 50 milhões até 2020, a Juntos Somos Mais tem buscado verticalizar suas operações. Neste ano, investiu mais de 19 mil horas na internalização de toda sua plataforma de pontos, que antes era operada por terceiros. Assim, passou a atuar plenamente como empresa de tecnologia e ganhou agilidade para implementar melhorias e novas funcionalidades em sua plataforma.

“Todas as nossas ações são voltadas para o cumprimento de nosso propósito, que é desenvolver o varejo de material de construção e transformar a vida dos profissionais que constroem sonhos. Enxergamos a Juntos Somos Mais como um canal importante de reinvestimento neste que é um dos principais setores da economia brasileira e pretendemos contribuir para ampliar as vendas e gerar mais produtividade para os varejistas da construção, os profissionais de vendas e os profissionais da obra”, explica Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais.

O esforço mira um cenário em que, de acordo com Raio-X do setor realizado pela própria empresa em 2019, mais de 50% das lojas de construção brasileiras não contam com gestão profissionalizada. A pesquisa levou em conta itens como atendimento, sistemas de informação e profissionalização dos vendedores.

A gestão familiar é adotada em 87% das lojas analisadas – dentre as quais mais da metade (51%) não têm profissionais capacitados para atuar no varejo. Além disso, apesar de 93% das lojas possuírem computador e internet, apenas 33% contam com leitor de código de barras e 45% possuem software de gestão.

Com base nesses dados, a Juntos Somos Mais escolheu oferecer prêmios como empilhadeiras, notebook, sistema de gestão, serviços financeiros e cursos profissionalizantes e aumentou seu portfólio em 40 vezes no último ano, por meio de parceria com a Vertem. Agora já são mais de 20.000 itens, voltados principalmente para o desenvolvimento profissional dos integrantes do programa.

Além disso, a empresa também desenvolveu o SIM (Sistema de Inteligência de Mercado), plataforma de business intelligence que gera insights sobre o consumo local e pode ser acessada pelos varejistas cadastrados de forma gratuita.

Os números mostram o engajamento conquistado pela empresa: a quantidade de resgates saltou em cerca de 50% no comparativo com o ano anterior. Outro aumento impressionante aconteceu no número de profissionais de obra, que no momento da abertura do programa para esse público, em 2018, ficava na casa das poucas centenas e atualmente ultrapassa 250 mil.

A Juntos Somos Mais, empresa detentora do programa cujas acionistas são Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, também opera o maior marketplace B2B do setor, que conecta lojistas a indústrias, agilizando e digitalizando o processo de compras e reposição de estoque. A Loja Virtual, como é chamada, movimentou mais de R﹩ 6 bilhões nos últimos 12 meses.

Juntos Somos Mais em números:

65+ mil lojas cadastradas

250+ mil profissionais cadastrados

1.2 bilhão de pontos emitidos

350+ mil resgates

23 empresas participantes do programa de relacionamento: Votorantim Cimentos,

Gerdau e Tigre (fundadoras), Santander, GetNet, Linx, Vedacit, Eternit, Suvinil, Bosch,

Casa do Construtor, Ciser, Ourolux, Cozimax, Corfio, Schneider Electric, Portal Solar, Marluvas, Brasforma, RenoveJá, Assa Abloy, Henkel e Instituto da Construção

60+ profissionais com habilidades e background diversificados no time

R﹩ 30 milhões já investidos – R﹩ 50 milhões em investimentos até 2020

 

Leia mais:

Setor mais abalado pela crise, construção volta a contratar

Saiba como evitar que os feriados de 2020 afetem o faturamento

 

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Mais Notícias

No Banner to display