Notícias | Fique por dentro

23

Jan 2020

Novas perspectivas para a economia nacional aumentam ânimo do setor

pesquisa Focus, divulgada nesta segunda-feira (20) pelo Banco Central, aumentou a perspectiva de crescimento da economia nacional. “A alteração de perspectiva para a economia nacional contribui para aumentar o ânimo da construção civil, que projeta expansão de 3% em 2020”, aponta a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

Segundo Vasconcelos, as pesquisas realizadas nas primeiras semanas do ano projetavam um incremento de 2,30% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2020.  Já a pesquisa divulgada hoje pelo Bacen projeta expansão de 2,31%.

“Um fator positivo a ser destacado é que essa projeção vem acompanhada com uma perspectiva de menor crescimento da inflação. A nova projeção é que o IPCA, indicador da meta inflacionária do País, encerre o ano em 3,56%. A projeção anterior era de 3,58”, ressalta

A economista destaca que a meta para a inflação neste ano é de 4,0%. Ou seja, de acordo com as projeções de mercado, 2020 será mais um ano com inflação inferior ao centro da meta.

 

FMI aumenta projeção de crescimento da economia brasileira

Outra boa notícia, segundo Vasconcelos, é a da projeção de crescimento da economia mundial em 2020, divulgada hoje (20) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). No último relatório divulgado pelo FMI, em outubro de 2019, a projeção de crescimento para a economia brasileira em 2020 era de 2%. No relatório divulgado nesta segunda-feira, o FMI aumentou essa expectativa de crescimento para o Brasil para 2,2%.

“Dois fatores devem ser destacados: o Brasil foi uma das poucas economias em que a revisão de crescimento cresceu para 2020; o FMI justificou esse crescimento em função da aprovação da reforma da previdência e também em virtude da melhora das expectativas com o setor de mineração, que no ao passado foi muito atingido pelo desastre ocorrido na Barragem de Brumadinho, em Minas Gerais”, ressalta a economista.

Fonte: CBIC

 

Leia mais:

Indústria de materiais de construção cresceu 2% em 2019 e projeta 4% em 2020

Queda de empregos na construção civil: devemos nos preocupar?

 

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Mais Notícias

No Banner to display