Notícias | Fique por dentro

24

Jan 2020

Norma regulamentadora da construção será lançada dia 4, em São Paulo

Para apresentar as atualizações da Norma Regulamentadora 18 (NR 18), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) vai reunir representantes do governo, trabalhadores e empregadores que participaram da revisão da norma. A solenidade de assinatura da nova NR 18 será realizada no dia 4 de fevereiro, às 14h, no Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), em São Paulo (SP). O evento será transmitido ao vivo pela página da CBIC no Youtube.

Após o ato solene – que conta com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) –, o texto segue para inclusão no Diário Oficial da União (DOU), e o setor terá um ano para se adaptar às mudanças, a partir da data de publicação.

Além de empresários, representantes de entidades e auditores fiscais do trabalho, o evento também contará com a presença de:

– Rogério Marinho, do secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia;

– Alexandre Furlan, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI);

– José Carlos Martins, presidente da CBIC;

– Felipe Mêmolo Portela, presidente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro);

– Bruno Dalcolmo, secretário de Trabalho do Ministério da Economia,

– Antônio de Souza Ramalho, presidente do Sintracon-SP

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o trabalho realizado em torno da nova NR 18 comprova a importância do tema para o governo. “Essa atualização será um grande avanço para o setor. Acreditamos que, a partir dela, vai ocorrer um aumento de competitividade das empresas brasileiras, com estímulo à economia e à geração de empregos”, reforçou.

Fundamental para o setor produtivo

A revisão das normas é um processo fundamental para o setor produtivo, em especial a NR de Segurança e Saúde do Trabalho nº 18 (NR 18), que é a norma setorial aplicável ao setor da construção.

O governo estabeleceu como diretrizes a simplificação e desburocratização das normas, contudo sem que fossem subtraídas as questões primordiais de segurança e saúde para o trabalhador que são indiscutíveis.

Devido sua expertise no assunto, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) fez parte do grupo tripartite, por indicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O evento tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos para Discutir e Disseminar a Importância da Segurança e Saúde no Trabalho para o Setor e/ou o Aprimoramento das Relações de Trabalho na Indústria da Construção”, desenvolvido pela CBIC e pelo Sesi Nacional.

 

Fonte: CBIC

 

Leia mais

Para CBIC, expansão imobiliária em 2020 tende a superar a de 2019

Confiança da indústria cresce 1,1 ponto na prévia de janeiro, diz FGV

 

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Mais Notícias

No Banner to display