Notícias | Fique por dentro

11

ago 2017

Laudo técnico de máquinas garante redução de custos e prevenção de acidentes

Um laudo técnico, seja de qual for o assunto, deve ser elaborado sob a responsabilidade de um profissional legalmente habilitado

A falta de informação adequada sobre a elaboração do laudo técnico de máquinas e equipamentos tem gerado muito transtorno para as empresas.

Há casos de empresas que só pensam no assunto quando são surpreendidas por uma fiscalização, que cobra o documento, ou quando ocorre um acidente de trabalho.

Segundo Roland Robert Colombari (Foto), engenheiro mecânico e de segurança do trabalho da RRQualifica Engenharia, Consultoria e Treinamento, empresa que tem em seu portfólio de serviços a elaboração e emissão de laudos técnico, o que essas empresas desconhecem é que manter um laudo técnico atualizado garante redução de custos de operação/produção, problemas legais e a segurança de seus colaboradores.

“O laudo é um instrumento de auxílio a todos os proprietários de máquinas e equipamentos, pois as exigências legais já existem e estão definidas nas normas regulamentadoras e quanto mais complexo for um equipamento mais difícil é demonstrar a sua adequação sem um laudo bem elaborado”, comenta Colombari.

Para Colombari o principal benefício de um laudo técnico é o econômico, pelos seguintes fatores: redução dos processos trabalhistas; redução nos custos de adequação; redução nos custos de manutenção; e, prevenção de acidentes.

Um laudo técnico, seja de qual for o assunto, deve ser elaborado sob a responsabilidade de um profissional legalmente habilitado.

“A habilitação profissional é formalmente definida pelo conselho de classe. Ao contratar um profissional para a elaboração deste documento, a empresa pode checar junto ao conselho se sua habilitação abrange as características técnicas que serão abordadas no laudo”, explica.

 

Fonte: Manutenção & Tecnologia

compartilheShare on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on TumblrShare on LinkedIn0

Mais Notícias